Aumente suas vendas pela internet

Thiago Bacchin é editor do SEMBrasil e sócio-fundador da Cadastra, primeira Agência SEM do Brasil. Formado administrador de empresas e analista de

Thiago Bacchin é editor do SEMBrasil e sócio-fundador da Cadastra, primeira Agência SEM do Brasil. Formado administrador de empresas e analista de sistemas pela PUCRS.

E&R: Qual a melhor tradução para a expressão: otimização de sites?
Thiago Bacchin: Otimização de sites é uma tradução adaptada do termo “Search Engine Optimization”. Meu conceito sobre otimização de sites é um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar o posicionamento de um site nos resultados normais das ferramentas de busca na internet.

E&R: Qual o perfil do consumidor virtual brasileiro?
TB: De acordo com a última pesquisa feita em 2004, pelo E-Bit. O e-consumidor brasileiro possui renda familiar média de R$ 3.900,00. 71% possuem entre 25 e 49 anos. 60% são homens. 57% possuem nível superior, sendo que desses 21% têm pós-graduação. Ou seja, é um público extremamente qualificado. Como estes números são de mais de um ano atrás, acredito que já tenhamos uma realidade mais democratizada, já que a internet cresce a largos passos em todo o mundo. O diferente perfil do e-consumidor em relação ao consumidor do varejo tradicional, protege o setor do e-commerce, uma vez que grande parte destes pertence às classes A e B – classe menos atingidas pelas mudanças econômicas. O volume de compras influenciadas diretamente pela internet deve passar de R$18 bilhões em 2005.

E&R: E no exterior, como é esse perfil?
TB: Não tenho dados atualizados, mas a disparidade é ainda muito grande. Por exemplo, enquanto nos Estados Unidos cerca de 65% da população tem acesso à internet, no Brasil apenas 7% das pessoas acessam a rede. E antes de fazer compras on-line, em média, metade dos consumidores começam por um site de busca na rede (Pesquisa de DoubleClick e comScore, jun/2005).

E&R: Qual a eficiência da otimização de sites?
TB: A Otimização de Sites permite que todos os sites possam ser “enxergados” pelos sites de busca e, consequentemente, bem posicionados nos resultados normais para um número praticamente ilimitado de palavras-chave. Os resultados normais são mais clicados do que os patrocinados por serem idôneos. Além disso, não passam a imagem de propaganda – o que gera mais credibilidade. Devido a isso, o retorno é bem mais positivo, podendo gerar um aumento de até 6000% de visitas qualificadas. É a mais econômica e eficiente forma de atingir clientes em potencial, já que traz um visitante que procura por algum produto ou serviço. Gera ainda um incremento real e duradouro no tráfego de visitas do site. Além disso, a otimização trabalha o branding da empresa por meio da percepção da marca, ao relacionar certas palavras-chave a uma empresa em diversos sites de busca da confiança do usuário. Os resultados são mensuráveis por meio de análise e ferramentas simples. O melhor é que não se paga por cliques ou visitas – o investimento é fixo e independe do número de visitantes.

E&R: O que uma empresa virtual deve possuir para conseguir se tornar conhecida e se fixar no mercado?
TB: A empresa deve realizar um bom planejamento de marketing e comunicação digital que caminhe junto com o planejamento estratégico e de TI da empresa. Algumas perguntas devem ser feitas e respondidas nesse planejamento. São perguntas do tipo o objetivo do lançamento do site, quais produtos ele vai oferecer, o que os clientes esperam, quais as tecnologias usadas, layout, recursos para publicidade, periodicidade, dentre outras questões.

E&R: Quais as melhores formas de anunciar uma empresa virtual nos meios de comunicação?
TB: Isso vai depender de cada negócio. O marketing em sites de busca é, certamente, a forma mais eficaz e barata. Em segundo lugar, o email marketing, quando bem feito, gera excelentes resultados – principalmente com uma base grande de clientes. Em alguns casos, é interessante a divulgação por meio de banners. Porém, é muito importante consultar um especialista para traçar uma boa estratégia para o sucesso.

E&R: Quais as características que um site deve possuir para que possa ser localizado pelos sites de busca?
TB: De uma forma bem resumida, o site deve ter uma estrutura limpa e fácil navegação. Conteúdo de qualidade, ou seja, textos que tenham alguma utilidade para o visitante. Uma boa estrutura de links para facilitar o acesso rápido a qualquer página interna. E ainda, ter uma boa quantidade de outros sites apontando para o seu endereço.

E&R: Essas características são importantes também para outros sites que não visam vendas especificamente – como sites de consultorias, informações e diversos outros tipos de assuntos?
TB: Estas características são válidas para todos os sites que têm como objetivo gerar negócios, prospectar novos clientes e oportunidades.

E&R: Sobre os links patrocinados. Qual a eficiência dele em relação à otimização?
TB: Os links patrocinados são os resultados de busca que aparecem com destaque, geralmente em cima e/ou ao lado direito, que se diferenciam por serem pagos. As vantagens dos links patrocinados é que geram resultados imediatos, garantidos (em visitas) e são facilmente mensuráveis. Porém, se paga por clique, o que pode ser uma vantagem e uma desvantagem – depende do custo do clique de cada palavra-chave que a empresa possui interesse. Concorrência alta, mais alto os preços. Isso pode ser uma barreira para pequenas empresas. Outro fator importante: apenas 30% dos internautas clicam nos resultados patrocinados – embora isso, no caso do Brasil, seja um número alto, pois temos 11 milhões de usuários ativos.

Emprego e Renda 16-01-2012 Entrevistas

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