Desenvolver poder de persuasão traz benefícios na vida pessoal e na carreira

O processo de convencer pessoas é, sem dúvida, um dos pilares para o sucesso profissional. Mas o poder de persuasão também pode gerar muitos benefícios na vida pessoal.

O processo de convencer pessoas é, sem dúvida, um dos pilares para o sucesso profissional. Mas o poder de persuasão também pode gerar muitos benefícios na vida pessoal.

Não é apenas no mundo corporativo que saber persuadir é fundamental. "Pessoas com essa capacidade se relacionam melhor e isso gera bem estar", diz o presidente da SLA Coaching (Sociedade Latino Americana de Coaching), Sulivan França.

Segundo o especialista, quem não tem essa competência costuma ser visto como antipático. “Determinadas pessoas simplesmente não são agradáveis, mas não se trata de antipatia, elas apenas não conseguem persuadir os demais. Este é um traço comum entre profissionais que trabalham mais com a lógica do que com a inteligência emocional. Há ainda aqueles que são inflexíveis e intolerantes.”

França afirma que a habilidade de convencimento é essencial para profissionais de diversas áreas, especialmente publicitários, médicos, vendedores e advogados.

E como saber se a pessoa tem poder de persuasão? "Geralmente elas gostam de escutar, ou seja, elas não apenas ouvem o que os demais têm a dizer como também permanecem o tempo todo atentas aos sinais que a face, a expressão corporal e a forma de se comunicar transmitem", afirma o presidente da SLA Coaching.

Para não ter a persuasão “bloqueada”, há necessidade de ser flexível e tolerante. "Se um cliente fala de um valor cuja importância para ele é perceptível, é possível mostrar outro ponto de vista, mas de forma sutil e sempre respeitando diferentes opiniões".

“Em um mundo profissional competitivo, existem pessoas boas, ótimas e excelentes. As boas têm conteúdo reduzido, mas sabem persuadir. As ótimas têm conteúdo, mas não sabem persuadir. Já os profissionais em estado de excelência têm tudo ao seu alcance: conteúdo e poder de persuasão”, finaliza Sulivan França.

Fonte: RZT - Comunicação

Paula Martins 10-10-2013 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.