Carta de apresentação pessoal – siga as dicas e tenha sucesso

A carta de apresentação pessoal pode ser um meio eficaz de destacar o candidato dentre os demais, além de garantir a ele a tão almejada vaga de emprego.

A carta de apresentação pessoal pode ser um meio eficaz de destacar o candidato dentre os demais, além de garantir a ele a tão almejada vaga de emprego
                                             

A carta de apresentação pessoal é muito importante para quem deseja uma boa oportunidade profissional. Ela pode auxiliar o recrutador durante a seleção dos candidatos e é analisada pelo pessoal de RH (Recursos Humanos). Portanto, este pode ser um meio eficaz de destacar o candidato dentre os demais, além de garantir a ele a tão almejada vaga de emprego. Mas é preciso que a carta seja bem elaborada para que, de fato, torne-se um diferencial.

É importante lembrar que a carta de apresentação é analisada pelo setor de RH antes do currículo. Portanto, é fundamental caprichar na sua elaboração. Ela deve atrair a atenção do recrutador. Sendo assim, deve ser sucinta e objetiva, onde devem ser detalhados apenas os pontos fortes do perfil profissional. Portanto, os aspectos pessoais devem ser deixados para o momento da entrevista.

Inicie a carta com uma apresentação direta ao recrutador ou empregador – não se esqueça de indicar o cargo ou a posição deste na empresa. Use as formas de tratamento “caro” ou “prezado” para se dirigir a ele e elabore o texto em tom formal.  Escreva em papel A4 branco e, ao final, acrescente a assinatura e o cargo. Complete com endereço, celular para contato e e-mail. Capriche em todos os detalhes e mostre comprometimento em relação ao cargo pretendido.

Cite na carta apenas suas competências de cunho profissional, sem se estender muito, pois os recrutadores não leem cartas de apresentação muito extensas. Limite-se a apenas uma folha, com objetividade e clareza de informações. Jamais deixe-as incompletas, pois isso é visto com maus olhos pelos recrutadores. Cause bom impacto na frase inicial da carta para que o recrutador tenha interesse em ler o restante.

Destaque suas melhores qualidades profissionais, mas que tenham relevância em relação ao cargo pretendido. Antes de redigir a carta (e o currículo), pesquise sobre a empresa para mostrar ao recrutador que você possui interesse pela história e missão da companhia. Certamente, você obterá maior destaque em relação aos concorrentes e será selecionado para a entrevista.

Siga as dicas e tenha sucesso!

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Vagas Abertas.

Confira os Cursos a Distância da Área Treinamento Profissional.

Andréa Oliveira 31-10-2016 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.