Toda empresa busca destaque da concorrência e crescimento dos negócios. Nada mais motivador do que alcançar os objetivos e obter o reconhecimento no mercado. O mesmo vale para os colaboradores da empresa. Eles querem ser reconhecidos pelo bom trabalho realizado, além de crescerem como profissionais. Por esses motivos, é importante que o gestor valorize sua equipe, pois cada membro é o alicerce que mantém corporação firme e fortalecida. Mas os colaboradores também precisam ser fortalecidos, eles precisam de motivação, pois buscam a satisfação profissional.
Tanto a satisfação quanto a motivação dos colaboradores da empresa vão muito além dos limites da remuneração - há muito o que fazer como gestor de pessoas, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1, disponível .
A bonificação salarial e a promoção podem ser motivadoras para os funcionários. De fato, todos os que se destacam e geram bons resultados para a empresa devem ser valorizados. Mas esse reconhecimento vem com o tempo e a oportunidade. Por isso, é preciso criar mecanismos para que os bons colaboradores sejam reconhecidos continuamente.
Ao mostrar aos funcionários que eles são importantes, o gestor os impulsionará ainda mais ao crescimento na corporação. As ações não precisam ser complexas, elas devem ser simples, como parabenizar o funcionário em frente à equipe, ou ainda destacar sua foto como o funcionário do mês. Além de levantar o ego do funcionário, o gestor motiva os demais a seguirem o mesmo exemplo.
Outra prática positiva e produtiva é tornar os bons funcionários parte integrante do desenvolvimento da empresa. É preciso que eles se sintam importantes para a corporação. Isso pode ser feito ao convidá-los a uma reunião, ou ao apresentá-los a um visitante da empresa. Outra dica é pedir que apresentem aos visitantes o processo operacional do setor. Os bons funcionários adoram mostrar seus conhecimentos.
Lembre-se de que sua empresa apenas será destaque no mercado, se permitir que seus colaboradores também se destaquem. Certamente, você, gestor, fortalecerá os alicerces da empresa.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Administradores.