Redes sociais e ambiente de trabalho

O uso das redes sociais no ambiente de trabalho deve seguir regras para que não surjam transgressões

Redes sociais e ambiente de trabalho

Segundo Maíra Habimorad, CEO da Cia de Talentos, o uso desmedido e imprudente dos mobiles e das redes sociais distorceu o significado do que é público e privado. Isso pode resultar em uma série de prejuízos para a empresa, como baixa na produtividade, perda de foco no trabalho, mensagens equivocadas, além de outros males.

“Quando o funcionário está em casa com o celular e o seu líder se conecta com ele, o lar perde o caráter particular”, afirma Maíra. O mesmo ocorre quando o colaborador constrói bons relacionamentos com os colegas de trabalho. Sua vida deixa de ser privada para se tornar pública no ambiente de trabalho.

Se houvesse limites em ambos os casos, isso não seria problema. Mas, no momento em que se confundem as coisas, começam as ações transgressoras, como quebra de sigilo de dados da corporação, selfies comprometedoras de colaboradores, ou ainda posts pessoais contrários à política corporativa.

De acordo com Laura Kroeff, da Box 1824, essas transgressões rompem regras e, consequentemente, coloca a segurança da empresa, dos colaboradores e dos clientes em risco. Mas como evitar que isso aconteça?

->O colaborador não deve inserir nome nem logo da empresa em fotos publicadas nas redes sociais;

->A empresa só pode publicar fotos dos funcionários e clientes mediante autorização, independentemente de serem de festas da empresa (ou não);

->E-mails, relatórios e documentos confidenciais jamais devem ser expostos nas redes sociais;

->O uso do Skype e WhatsApp corporativo deve ser específico a atividades da empresa;

->Tanto o WhatsApp como o Skype corporativo não devem ser usados para mensagens inapropriadas, correntes, fotos e vídeos de cunho pessoal;

->As limitações impostas pelos líderes devem ser claras e objetivas, em especial se os colaboradores forem mais jovens;

->As regras devem ser embasadas no tipo e perfil do negócio, nos valores da empresa e no posicionamento da empresa no mercado;

->Os líderes devem pedir apoio às equipes para que as regras sejam seguidas em todos os setores da empresa.

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Fonte: revistapegn.globo.com

Andréa Oliveira 10-01-2019 Notícias

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