Aprenda a fazer deliciosos sushis

Culinária japonesa A culinária japonesa desenvolveu-se a partir de uma identidade singular, autêntica, sem a influência de outras culinárias. Sua

Culinária japonesa

A culinária japonesa desenvolveu-se a partir de uma identidade singular, autêntica, sem a influência de outras culinárias. Sua preparação exige cuidado em cada etapa e uma aparência elegante em cada prato. O chefe japonês é cultuado como um profissional dotado de habilidade artística e de uma capacidade apurada de percepção dos gostos de cada alimento.

Essa culinária agrada cada vez mais o paladar dos brasileiros. Reconhecida internacionalmente como rica e saudável, utiliza ingredientes frescos e se diferencia das outras na elaboração de pratos saborosos e no preparo em quantidades limitadas.

Baseia-se principalmente em ingredientes como peixes e algas, que possuem pouca gordura e um baixo colesterol. Mas também levam em seu preparo, arroz, legumes e soja que são componentes de molhos tradicionais como: shoyu, missô, tofu.

De acordo com Rosny Gerdes Filho, professor do Curso de Cozinha Japonesa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, essa culinária é uma ótima opção para momentos especiais, pois alia a alimentação saudável ao exótico e possui pratos com um gosto singular que confere a sensação de leveza e sabor a quem a prova.


Tipos de preparações

Na culinária japonesa, encontramos preparações quentes, preparações frias e sobremesas. Das preparações frias fazem parte o sushi, o sashimi, o yakimeshi, o goham, o missoshiro, o gari e molhos como o teriaki, su e wasabi.

*O sushi é uma preparação elaborada em três camadas, formadas por uma tira de nori, que é um tipo de alga comestível; uma porção de goham (arroz japonês cozido e temperado com um molho avinagrado) que é o ingrediente principal do sushi; e por um complemento (que pode ser um recheio ou uma cobertura), no qual podem-se ser utilizados diversos ingredientes como: peixes, vegetais, mariscos, entre outros.

*O sashimi é o corte de uma determinada parte do peixe que pode ser feito na forma de fatias, tiras ou cubos e que depois é servido com molhos como wasabi e shoyu. O corte deve ser feito com habilidade, para não descaracterizar o prato.

*O goham é o arroz japonês, que também é cultivado no Brasil. É um arroz mais grosso e mais arrendondado do que o arroz que conhecemos. Ele possui maior quantidade de amido e absorve mais água, durante o cozimento. É por isso que ele tem um aspecto mais grudento, que possibilita a formação de bolinhos de arroz.

*O yakimeshi é um prato que envolve o goham, ovos, pedaços de presunto cortado em cubos, cebolinha e molho shoyu. Esses ingredientes são todos misturados para a preparação do prato.

*O missoshiro é um tipo de sopa japonesa apropriada para ser servida antes das refeições principais, que conta com ingredientes como cebolinha e o missô (tipo de tempero bem salgado, feito a base de soja misturada com outros cereais.

*O gari é um tipo de conserva japonesa que leva apenas gengibre fatiado e molho su.

O Portal Empego e Renda lhe ensinará como preparar dois pratos tradicionais da comida japonesa:


Modo de preparo do Shake Nigiri

O Shake Niguiri é um tipo de sushi.

 

Utensílios e Ingredientes : Uma faca afiada, salmão, goham e molho su

Como fazer:

  1. Utilize uma faca para cortar as fatias da parte de baixo da posta de salmão
  2. Tempere o goham com molho su
  3.  Misture com uma colher até que o molho fique bem encorpado no goham
  4. Umedeça as mãos em água, na temperatura ambiente
  5. Pegue uma pequena porção de goham e modele com as mãos em forma de bolinho
  6. Passe um pouco de molho wasabi no bolinho de goham
  7. Coloque a fatia de salmão sobre o bolinho de goham umedecido no molho
  8. Ajeite tudo levemente com as mãos

a seguir, o vídeo ensinando o passo a passo de um delicioso sushi feito com salmão. Aprenda a fazer o Shake Niguiri e bom apetite!



Modo de preparo do Temaki

O shake temaki, mais conhecido como “temaki” , é um outro tipo de sushi muito apreciado

 

Utensílios e ingredientes: Faca, salmão, cebolinha, goham, nori, salsinha japonesa

 

Como fazer:

  1. Corte o salmão em cubos bem pequenos. Durante esse processo, adicione um pouco de cebolinha picada, sobre o salmão, para que ela fique em pedaços ainda menores
  2. Faça um bolinho de goham, com as mãos umedecidas em água à temperatura ambiente
  3. Prepare uma folha de nori de aproximadamente 20 cm
  4. Coloque o bolinho de goham sobre a folha de nori
  5. Adicione também o salmão picado com cebolinha de folha
  6. Enrole tudo em forma de um cone
  7. Coloque tudo em um recipiente e decore com salsinha japonesa

 

 

Victor Monteiro 24-07-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.