Curso Criação de Peixes - A piscicultura no Brasil

A produção de pescado no Brasil gira em torno de um milhão de toneladas anuais. Cerca de 80% desta produção é originária da exploração artesanal ou

A produção de pescado no Brasil gira em torno de um milhão de toneladas anuais. Cerca de 80% desta produção é originária da exploração artesanal ou comercial de recursos pesqueiros marinhos no Atlântico Sul. De acordo com dados da FAO, o Atlântico Sul é muito pobre em recursos pesqueiros marinhos e, em consequência da depleção dos estoques de sardinha, devida à sobrepesca, a produção pesqueira brasileira vem decrescendo acentuadamente nos últimos anos.

Mais de 80% do território brasileiro está localizado na região tropical, drenada por duas grandes bacias hidrográficas: bacias Amazônica e do Paraná. Nesta última, que cobre o Brasil central e a bacia do rio São Francisco, que drena as regiões Sudeste e Nordeste do país, somam mais de 100 grandes reservatórios e barragens para fins de geração de energia e armazenamento de água, compreendendo mais de 5 milhões de hectares de área alagada. O potencial de exploração deste sistema para piscicultura semi-intensiva ou intensiva é muito grande.

As primeiras tentativas de se estabelecer a piscicultura como uma alternativa econômica para agricultura, tiveram início há mais de 50 anos atrás com a introdução da carpa comum, da truta arco-íris e da tilápia nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Mesmo assim, somente após o sucesso no desenvolvimento da tecnologia para a desova induzida do tambaqui (Colossoma macropomum) e o dopacu (Piaractus mesopotamicus), no início dos anos 80, foi que a piscicultura brasileira começou a adquirir um caráter comercial.

No mesmo período, foi introduzida no país a tecnologia para a produção de um número significante de espécies exóticas (tilápia, carpa comum, carpas chinesas, truta arco-íris, bagre norte americano e africano). A maior limitação para o desenvolvimento da aquacultura brasileira parece ser a carência do sistema de transferência de tecnologia do Brasil.

Veja também:

Curso completo de Criação de peixes

Construção e abastecimento de tanques

Adubação e calagem

Produção dos peixes

 

Victor Monteiro 23-10-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

THOMAS

06-09-2019

Olá, Achei interessante, tenho sitio mas sou leigo no assunto. Gostaria de conhecer melhor sobre a criação de peixes.

Resposta do Emprego e Renda

09-09-2019

Olá Thomas,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que achou o artigo interessante. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao nosso curso sobre criação de peixes. Com o curso, você se tornará um expert na área piscicultura.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

acacio

18-10-2016

gostaria ver com vcs como eu posso adquirir dvd sobre criação tilápia e pacu

Resposta do Emprego e Renda

19-10-2016

Olá Acácio, Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os cursos a distância. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Joseacute Erivaldo Costa

19-05-2016

Muito interessante!

ADEMIR

28-02-2015

ACHEI SUPER LEGAL.ESTOU PENSANDO EM COMEÇAR UMA CRIAÇAO DE PEXES E NAO TENHO ESPERIENÇIA NO ASSUNTO ,COMO POSSO CONSEGUIR SEU LIVRO,COM TODAS ASINFOMAÇOES NECCESSARIAS PARA REALIZAR ESSE ME SONHO ,OBRIGADO

Resposta do Emprego e Renda

02-03-2015

Olá, Ademir! Em breve, nossas atendentes entrarão em contato com informações. Agradecemos a visita! Atte. Andréa Oliveira.