Curso Como Administrar Hotéis - Segmentação de Mercado

Segmentar é identificar e classificar grupos distintos de compradores que apresentem comportamentos de compra relativamente homogêneos.

De acordo com Martins (2007), a segmentação apresenta como objetivos:

- A elaboração de programas de marketing mais eficientes, orientados para um ou mais segmentos selecionados;

- O posicionamento de um produto ou serviço, em relação à concorrência, em um segmento específico de mercado;

- O direcionamento eficiente das ações de vendas, publicidade, relações públicas ou atividades promocionais, em áreas mais apropriadas.

 As dimensões empregadas para identificar os potenciais clientes e consumidores são:

  • Geográfica: região, estado, cidade, bairro, densidade populacional,clima, transporte.
  • Demográfica: sexo, idade, estado civil, tamanho de família, renda, ocupação, educação, raça.
  • Psicográfica: alienação, conservadorismo, dogmatismo (verdades indiscutíveis), inovação, consciência de moda ou de preço, autoconfiança, religiões. Agrupamento de pessoas que possuem crenças em comum.
  • Comportamental: taxa de uso de produtos ou de serviços, informação utilizada, freqüência de compra, fidelidade a determinadas lojas ou marcas, o que gosta de fazer. Permite o tratamento diferenciado dos hóspedes.
  • Por benefício: economia, função, “status”, estilo e sociabilidade. Classificação de consumidores de acordo com os benefícios procurados e com a expectativa de satisfação de suas necessidades ou desejos.
  • Por preço (valor): consiste na identificação de clientes pela quantidade de dinheiro que estão dispostos a gastar, freqüentemente, considerando valores diários.

Veja também:

Curso "Como Administrar Hotéis" completo:

Introdução
Recursos Humanos
Hospedagem
Eventos e Lazer

 

 

Victor Monteiro 12-04-2013 Cursos

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