Curso Como Administrar Hotéis - Recursos Humanos

O Departamento de Recursos Humanos (RH) tem papel fundamental no constante aperfeiçoamento de todas as operações do hotel e na promoção do crescimento dos colaboradores. Cuida dos funcionários de todos os departamentos do hotel. É um departamento que dá apoio aos outros departamentos.

As principais funções desse departamento são: recrutamento, seleção, orientação, treinamento e avaliação dos funcionários. Também trata da remuneração, das relações trabalhistas, segurança, saúde, questões jurídicas, dentre outros aspectos da relação com o pessoal do hotel. Independente do tamanho do hotel, trata-se de um setor essencial para o sucesso do hotel. Cada funcionário deve ser tratado como um importante recurso potencial (HAYES et al., 2005).

As atividades de recursos humanos são executadas não só pelo pessoal do setor de RH, mas também pelo gerente geral e outros da linha de frente. Cabe aos gerentes de primeiro escalão a decisão final sobre a seleção de candidatos, orientações, treinamento contínuo, supervisão, avaliação de desempenho, escalas de revezamento e disciplinamento. importante que o gerente geral estabeleça claramente o papel do RH, para evitar conflitos com os gerentes de outros departamentos.O gerente de RH, geralmente, é subordinado diretamente ao gerente geral. Quando o porte do hotel é maior, pode haver assistentes que auxiliam o gerente de RH em suas tarefas.

Além das tarefas formais e legais, o RH tem como atribuições criar um ambiente de trabalho saudável, motivar os empregados e implantar valores que levem os funcionários a prestar serviços com cortesia e gentileza aos hóspedes (PETROCCHI, 2002).

Veja também:

Curso "Como Administrar Hotéis" completo:

Introdução
Segmentação de Mercado
Hospedagem
Eventos e Lazer

 

Emprego e Renda 15-04-2013 Cursos

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