Curso Treinamento de babá - importância do banho de sol para as crianças

Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, o organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos. Por isso, o sol é fundamental...

O sol é fundamental para as crianças em fase de crescimento. Por meio dos raios do tipo UVB, o organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos

 

Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, o organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos. Por isso, o sol é fundamental para a saúde das crianças, que estão em fase de crescimento ósseo. Antes de sair com elas para o banho de sol, porém, é muito importante que se aplique protetores solares infantis, sem fragrância forte ou corante e que ofereçam proteção UVA e UVB.

Para aproveitar apenas os benefícios que o sol traz à saúde, é preciso que a exposição da criança seja feita na medida certa. E, como a exposição solar é cumulativa, o ideal é tomar cuidados e, desde cedo, aproveitar apenas as vantagens do banho de sol.

Como é feito o banho de sol?

A criança deve tomar o banho de sol, no mínimo, três vezes por semana, em torno de 15 a 20 minutos, de preferência antes das dez horas da manhã, e, quando não for possível, após quatro da tarde. Pessoas muito brancas devem permanecer expostas ao sol sem o filtro solar (“para o banho de sol”) por apenas 5 minutos e pessoas de pele escura podem ficar por mais tempo.

Que roupas vestir para o banho de sol?

O ideal é que a criança esteja vestindo camiseta e bermuda e exponha o corpo sem o filtro solar nesse curto período, pois até mesmo um filtro solar com fator de proteção acima de 8 já impede a produção da vitamina D pela pele.

Quais são as recomendações para o banho de sol?

- Use o protetor que os pais recomendarem, saiba sempre onde ele está;
- Lembre-se de estar atenta ao tempo de exposição ao sol, ao horário e à roupa que a criança está vestindo;
- Ofereça água com frequência à criança para evitar a desidratação.
- Cremes hidratantes e perfumes não devem ser passados antes do banho de sol, pois esses produtos podem causar alergias e manchas na pele;
- Não devem ser dadas frutas cítricas, como limão e laranja durante o banho de sol, porque elas queimam a pele e deixam manchas escuras por longo tempo.

Há locais contraindicados para o banho de sol?

É bom evitar longos períodos em locais ou próximos a superfícies que refletem a luz (efeito conhecido como albedo), como a água do mar, da piscina, e a areia da praia.

Cuidados extras

Quando exposta ao sol por tempo superior ao do banho de sol, a criança deve brincar à sombra, usar boné e camiseta, beber muita água e não deve deixar de passar o protetor solar.

O banho de sol serve para promover a saúde da criança, e jamais deve ser feito com interesse estético, de bronzeamento.

Capacite-se com o Curso CPT Treinamento de Babá.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 17-08-2015 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.