Vai trabalhar em restaurante e precisa saber como medir a temperatura de diferentes tipos de alimentos corretamente? Saiba, então, que essa questão é bem simples, desde que você passe por um treinamento. A medição da temperatura é um procedimento rotineiro dentro de uma cozinha e, por isso, será necessário treinar corretamente o responsável para exercer esta função, afirma Adriana Lara Fonseca, professora do Curso a Distância CPT Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes, em Livro+DVD e Curso Online.
Medição da temperatura durante o preparo dos alimentos
Para fazer a medição da temperatura de alimentos durante o processo de preparação, por exemplo durante o cozimento, utiliza-se termômetro de infravermelho, que permite medir temperatura de superfícies. O uso deste termômetro é muito simples, bastando apenas ligá-lo, apontar o seu sensor para a superfície, onde se pretende medir a temperatura e apertar o botão de leitura. Feito isso, a leitura será apresentada, imediatamente, em seu visor.
Medição da temperatura durante a recepção dos alimentos
Agora, quando se deseja fazer a medição da temperatura dos alimentos no momento de fazer a recepção dos mesmos ou para controlar as condições de armazenamento, pode-se utilizar termômetro de haste, sendo que a maneira de fazer as medições dependerá do tipo de alimento.
a) Medição da temperatura de alimentos prontos:
Neste caso, a haste do termômetro deverá ser inserida no produto, na parte mais grossa, até a sua ponta atingir a região central do alimento. Feito isso, bastará esperar a leitura se estabilizar para obter o valor da temperatura.
b) Medição da temperatura de alimentos embalados:
Caso o alimento esteja embalado, a sonda do termômetro deverá ser colocada entre duas embalagens, as quais deverão ser pressionadas sobre a sonda. A haste do termômetro deverá permanecer em contato com as duas embalagens escolhidas até que o valor da temperatura, medida no termômetro, se torne estável.
c) Medição da temperatura de alimentos líquidos:
Neste tipo de alimentos, a haste do termômetro precisará ser inserida dentro da embalagem, tendo-se o cuidado de não encostar a sonda na parte interna da embalagem. Quando se tratar de alimentos com embalagens de plástico flexível, como leite em saquinhos, bastará dobrar um dos cantos de uma das embalagens, de tal maneira, que a sonda do termômetro fique envolvida pela ponta da embalagem.
Independente do tipo de produto, a utilização do termômetro deverá ser feita após a higienização do equipamento, esfregando-se detergente na sua haste, em seguida enxaguando-a e depois desinfectando-a com solução de álcool a 70%. Durante a higienização de termômetros digitais, o funcionário deverá tomar bastante cuidado para não molhar a parte eletrônica do equipamento.
Abaixo os valores de temperatura recomendados para alimentos no momento do recebimento.
1- Congelados: temperatura ideal -15°C.
2- Refrigerados: temperatura ideal máxima de + 6°C.
3- Resfriados: temperatura ideal máxima de +10°C ou conforme fabricante.
4- Bacon em peça: temperatura ambiente.
5- Mortadela: temperatura ambiente.
6- Paio: temperatura ambiente.
7- Queijos parmesão e provolone: temperatura ambiente.
8- Vegetais (legumes, verduras e frutas): temperatura ambiente.
9- Ovos in natura: temperatura ambiente.
Saiba mais sobre o assunto acessando as seguintes matérias
- Tipos de contaminação dos alimentos
- Cuidados primordiais para evitar a contaminação dos alimentos
- Como os alimentos se contaminam e como evitar que isso aconteça?
Quer saber mais sobre o curso? Dê Play no vídeo abaixo!
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Segurança Alimentar.
Por Silvana Teixeira.