Como medir a temperatura dos alimentos corretamente?

Vai trabalhar em restaurante e precisa saber como medir a temperatura de diferentes tipos de alimentos corretamente? Saiba, então, que essa questão é bem simples, desde que...

Como medir a temperatura dos alimentos corretamente?   Artigos Cursos CPT


Vai trabalhar em restaurante e precisa saber como medir a temperatura de diferentes tipos de alimentos corretamente? Saiba, então, que essa questão é bem simples

Vai trabalhar em restaurante e precisa saber como medir a temperatura de diferentes tipos de alimentos corretamente? Saiba, então, que essa questão é bem simples, desde que você passe por um treinamento. “A  medição  da  temperatura  é  um procedimento rotineiro dentro de uma cozinha e, por  isso, será necessário treinar corretamente o responsável para exercer esta função”, afirma Adriana Lara Fonseca, professora do Curso a Distância CPT Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes.

Medição da temperatura durante o preparo dos alimentos


Para fazer a  medição  da  temperatura  de  alimentos  durante  o  processo  de preparação,  por  exemplo  durante  o  cozimento, utiliza-se termômetro  de  infravermelho,  que  permite  medir  temperatura  de superfícies.  O  uso  deste  termômetro  é  muito  simples,  bastando  apenas ligá-lo, apontar o seu sensor para a superfície, onde se pretende medir a temperatura  e  apertar  o  botão  de  leitura.  Feito  isso,  a  leitura  será apresentada, imediatamente, em seu visor.

Medição da temperatura durante a recepção dos alimentos


Agora, quando se deseja fazer a medição da temperatura dos alimentos no  momento  de  fazer  a  recepção  dos  mesmos  ou  para  controlar  as condições  de  armazenamento,  pode-se  utilizar  termômetro  de  haste, sendo que a maneira de fazer as medições dependerá do tipo de alimento.  

a)  Medição  da  temperatura  de  alimentos  prontos:  
Neste  caso,  a haste  do  termômetro  deverá  ser  inserida  no  produto, na  parte  mais grossa, até a sua ponta atingir a região central do alimento. Feito isso, bastará esperar a leitura se estabilizar para obter o valor da temperatura.

b)  Medição  da  temperatura  de  alimentos  embalados:  
Caso  o alimento  esteja  embalado,  a  sonda  do  termômetro  deverá  ser  colocada entre duas embalagens, as quais deverão ser pressionadas sobre a sonda.  A  haste  do  termômetro  deverá permanecer  em  contato  com  as  duas  embalagens  escolhidas  até  que  o valor da temperatura, medida no termômetro, se torne estável.  

c)  Medição  da  temperatura  de  alimentos  líquidos:
Neste  tipo  de alimentos,  a  haste  do  termômetro  precisará  ser  inserida  dentro  da embalagem, tendo-se o cuidado de não encostar a sonda na parte interna da  embalagem.  Quando  se  tratar  de  alimentos  com embalagens de plástico flexível, como leite em saquinhos, bastará dobrar um dos cantos de uma das embalagens, de tal maneira, que  a  sonda  do  termômetro  fique  envolvida  pela  ponta  da  embalagem.

Independente do tipo de produto, a utilização do termômetro deverá ser feita após a higienização do equipamento, esfregando-se detergente na sua haste, em seguida enxaguando-a e depois desinfectando-a com solução de álcool a 70%. Durante a higienização de  termômetros  digitais,  o  funcionário  deverá  tomar  bastante  cuidado para não molhar a parte eletrônica do equipamento.

Abaixo  os  valores  de  temperatura  recomendados para alimentos no momento do recebimento.


1- Congelados: temperatura ideal -15°C.
2- Refrigerados: temperatura ideal máxima de + 6°C.
3- Resfriados: temperatura ideal máxima de +10°C ou conforme fabricante.
4- Bacon em peça: temperatura ambiente.
5- Mortadela: temperatura ambiente.
6- Paio: temperatura ambiente.
7- Queijos parmesão e provolone: temperatura ambiente.
8- Vegetais (legumes, verduras e frutas): temperatura ambiente.
9- Ovos in natura: temperatura ambiente.

Saiba mais sobre o assunto acessando as seguintes matérias


- Tipos de contaminação dos alimentos
- Cuidados primordiais para evitar a contaminação dos alimentos
- Como os alimentos se contaminam e como evitar que isso aconteça?


Quer saber mais sobre o curso? Dê Play no vídeo abaixo!


 

 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Segurança Alimentar.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 06-09-2017 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.