Escola infantil - um negócio de gente grande

É fato! A mulher moderna conquista cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Para se ter uma idéia, segundo dados do IBGE de 2003, 43% da

É fato! A mulher moderna conquista cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Para se ter uma idéia, segundo dados do IBGE de 2003, 43% da população economicamente ativa nas zonas urbanas já é de mulheres, e este número vem crescendo ao longo dos anos. Isto significa que as mulheres estão deixando de cuidar exclusivamente dos afazeres domésticos – e das crianças –, gerando uma demanda por serviços nesta área. Para suprir parte desta demanda, as creches e escolas infantis se apresentam como um negócio promissor.

Muitas mães preferem deixar seus filhos em creches e escolas a contar com o serviço de babás. Nestas instituições, as crianças são acompanhadas por profissionais especializados, e seu desenvolvimento é monitorado diariamente. Além disso, ficam em contato com outras crianças, o que colabora muito para promover a socialização, e os pais podem acompanhar o desenvolvimento de seus filhos através de reuniões e de programas de integração pais/alunos/escola.

 


Mercado

Para iniciar uma escola infantil o empreendedor precisa ter em mente as seguintes questões: qual é o mercado para o negócio? Quais as necessidades dos consumidores a serem atendidas? Quem são os consumidores: as crianças, os pais ou os dois? Qual o nível de renda destes consumidores? Quem são os concorrentes (diretos e indiretos)? Estas perguntas e muitas outras devem ser formuladas para que se possa efetuar uma boa pesquisa de mercado, que é um passo importante para o início de qualquer empreendimento. A pesquisa de mercado ajuda a evitar erros básicos e dá subsídios para que se possa entrar no mercado da maneira mais eficiente. A identificação do público alvo, por intermédio desta pesquisa, vai ser um ponto crucial para que se possa montar o projeto do negócio.

Conforme já foi dito, a mulher vem conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, fazendo surgir a necessidade de que alguém cuide dos filhos do casal para que tanto homem quanto mulher possam trabalhar fora. Esta necessidade que surge no mercado, ou seja, o cuidar das crianças, nos faz perceber que o consumidor deste serviço não é a criança, mas sim os seus pais, pois a necessidade a ser atendida é deles.

Essa necessidade de cuidar das crianças pode ser atendida por outras creches e escolas infantis além, é claro de poder ser atendida também por uma babá. Tendo em vista toda esta concorrência, a escola infantil deve perceber o que mais os pais e as crianças necessitam, buscando oferecer soluções para seus clientes, criando um diferencial competitivo que faça com que os pais se convençam de que é melhor deixar seus filhos nesta instituição ao invés de em outras, ou ao invés de deixá-los com uma babá.

Existem várias outras necessidades que uma escola pode se propor a atender, como por exemplo, a necessidade de aprendizagem criança, que pode ser atendida com aulas de artes, línguas e informática, e a necessidade de educação e socialização, que pode ser atendida com viagens, espaços variados para diversos tipos de brincadeiras e esportes coletivos. É nesse ponto que a escola deve buscar o seu diferencial competitivo em relação às outras instituições.

Para pensar nos serviços a serem oferecidos, é necessário definir a classe da população a ser atendida. Classes de renda mais elevada são mais exigentes, e estão mais dispostas a pagar mais pelos serviços de uma escola onde a criança possa estudar mais de uma língua, além de fazer aulas de música e pintura. Esta escola ainda pode contar com piscina, para aulas natação, e um playground com muitos brinquedos, além de oferecer vários jogos educativos e refeições aos alunos. Já uma classe com renda inferior vai dar mais ênfase para a questão financeira, sem deixar de pensar na qualidade do ensino dos filhos, tendendo a procurar uma escola onde a criança possa ter o máximo de vantagens pelo menor preço possível.

O empreendedor também deve ficar atento aos concorrentes, ao tamanho da população da cidade e, em especial, ao tamanho do público-alvo que ele pretende atender. Se o empreendedor percebe, por exemplo, que já existem muitas escolas atendendo o público de alta renda (operando com capacidade ociosa) e que para o público de renda média ou de baixa renda existem poucas opções, com uma demanda atrativa por parte deste público, comportando mais uma empresa, é muito mais interessante atender a estes consumidores do que tentar penetrar no saturado nicho de mercado das escolas para as classes mais altas.

Por isso, o empreendedor deve ficar atendo ao mercado como um todo, pois é pela percepção de suas tendências e nuances que se deve definir o nicho de mercado a ser atendido pela escola e os serviços oferecidos.

 


Localização

Onde instalar uma escola? A localização é um fator de grande relevância para o empreendimento e vai depender diretamente do público alvo que se deseja atingir. Conhecer este público e suas necessidades vai ajudar o empreendedor a evitar erros básicos e a traçar estratégias que poderão garantir o sucesso do empreendimento.

Uma escola deve estar localizada numa área que tenha a maior tranqüilidade possível, visando ao bom desenvolvimento das atividades e a não estressar as crianças. É interessante que a localização seja distante do trânsito muito intenso e de regiões com índices elevados de poluição. Se possível, que esteja situada próxima a uma área verde. Além disso, a facilidade de água potável, de estacionamento e de ligação telefônica são fatores de peso na escolha da localização.

Os pais geralmente buscam facilidade de estacionamento, pois quase sempre levam os filhos para a escola antes de ir para o trabalho. Portanto, a escola precisa ser de fácil acesso. Caso o local escolhido para a instalação da escola seja de fácil acesso mas não tenha facilidade para estacionamento, pode-se pensar no transporte escolar. O transporte escolar apresenta-se também como uma boa opção para diferenciar a escola destacando-a de concorrentes, agregando valor ao serviço prestado. Este transporte pode ser provido pela própria escola ou terceirizado. Conciliar todos estes aspectos em um único local não é tarefa fácil, porém é de grande importância. Quanto maior o número de fatores que puder ser conjugado, maiores serão as chances de sucesso do empreendimento.

 


Instalações e equipamentos

O tamanho das instalações físicas vai depender diretamente do número de crianças que se pretende admitir. É recomendável avaliar esta questão com bastante cuidado. Antes de construir uma escola, é importante fazer uma projeção da demanda de modo que não se construa um elefante branco, uma construção muito grande onde faltarão alunos, gerando ociosidade. Se já existir a construção e o imóvel for próprio, pode-se adaptá-lo a um aumento de demanda com uma reforma, que vai gerar despesas, de modo que o aporte de capital gerado pela admissão dos novos alunos precisa compensar o investimento, seja a curto ou médio prazo. No entanto, esta opção de reforma pode mostrar-se inviável em se tratando de um imóvel alugado.

As instalações precisam ser adequadas à função de escola infantil. É importante contar com espaço amplo, salas arejadas, boa iluminação natural e boa ventilação. Além disso, a pintura tem grande importância. O melhor é utilizar uma cor clara, pois as cores escuras ou um ambiente muito colorido cansam, e não são propícias ao aprendizado e à convivência.

A criança precisa ter espaços específicos na escola. Estes espaços são geralmente organizados por áreas, numa sala ampla. Estas áreas devem ser delimitadas com biombos, cortinas, estantes, armários etc. As crianças geralmente gostam muito destas áreas, principalmente quando são delimitadas, porque elas entram mais facilmente no mundo do faz-de-conta. Ademais, condicionar uma maior autonomia para as crianças faz com que elas solicitem com menos freqüência a atenção da professora.

Os temas das áreas podem ser, por exemplo: área silenciosa; de brinquedos manipulativos; de blocos; de ciências etc. Deve ser elaborado um cronograma para a utilização destes espaços, de modo que cada turma (que é dividida por faixas etárias) possa utilizar estas áreas em determinados horários. O ideal é que a escola possua espaços suficientes para que as crianças possam brincar em locais diferentes.

Os materiais utilizados na construção ou nas adaptações devem ser duráveis, de boa qualidade, resistentes e, principalmente, seguros. Visando não dificultar a circulação e o trabalho, é interessante que o prédio não possua mais do que dois andares. Tudo deve ser feito levando-se em consideração, principalmente, a salubridade e a segurança do local.

Por fim, é importante ressaltar que a infra-estrutura da escola deve contar, no mínimo, com as seguintes instalações: recepção das crianças, secretaria, sala ambiente, sala da diretoria e de professores, sala para reuniões, depósitos, cozinha, banheiros, área coberta e área externa, além, é claro, das salas de aula, que são no mínimo uma para cada idade.

 

 


Contratação de Pessoal (características dos funcionários)

Na hora de contratar o pessoal que irá trabalhar na escola, deve ser feito um rigoroso processo de seleção, de modo a buscar profissionais que tenham vontade de aprender, disponibilidade para fazer cursos e interesse em investir em sua carreira. Isto porque, para trabalhar com educação, o profissional deve estar sempre em contínuo processo de aprendizagem, estudando, fazendo cursos, lendo e buscando informação, de modo a manter-se atualizado. O treinamento precisa ser constante (educação continuada), e deve-se priorizar quem tenha formação específica na área de educação infantil, de preferência, com formação superior.

No processo de recrutamento, seleção e treinamento do pessoal, devem ser feitas análise do currículo, entrevista e prova de conhecimentos. Um estágio probatório é interessante para se perceber como o funcionário atua em campo, em uma situação real.

Outros profissionais, além dos professores e auxiliares de sala, compõem a equipe de trabalho da escola. São eles: faxineiras, jardineiros, cozinheiras, secretária etc. Para os profissionais que atuam na escola e que lidam diretamente com as crianças, é necessário um treinamento rigoroso. Ele precisa ter conhecimento, criatividade, paciência e afeição, além de saber lidar diretamente com os pais numa conversa do dia-a-dia ou numa troca de experiências.

Para administrar e supervisionar os trabalhos, precisa-se de um coordenador ou diretor. O proprietário, quando possui formação na área de educação infantil, pode exercer tranquilamente este papel. Caso contrário, é recomendável que se contrate um profissional especialista para desempenhar esta função, ficando a cargo do proprietário a gerência financeira do negócio.

O número de funcionários e a sua qualificação vão variar com o orçamento disponível e com o número e a idade das crianças matriculadas, além dos objetivos e filosofia do programa da escola. Para se ter uma noção do quadro de funcionários, é importante fazer uma lista com os tipos de serviços como, por exemplo, alimentação, transporte etc., a serem oferecidos pela escola, e os que serão terceirizados.

Visando evitar o alto custo que pode ser gerado pela contratação de mão-de-obra altamente especializada, ou seja, de profissionais muito especializados, tais como médicos, fonoaudiólogos, dentistas etc., uma boa alternativa são os Convênios com instituições de saúde e com profissionais autônomos.

Veja um quadro demonstrativo dos gastos fixos mensais para uma Escola com cerca de 50 crianças:

Despesas

Valores (em R$)

Pessoal Docente 1

2.100,00

Pessoal Técnico-Administrativo 2

1.300,00

Encargos Sociais (INSS e FGTS)

760,00

Despesas gerais e administrativas

50,00

Despesas com material

600,00

Conservação e manutenção

80,00

Serviços de Terceiros

50,00

Água, Luz e Telefone

200,00

Impostos sobre Serviços (ISS)

200,00

Outras despesas tributárias (IRPJ, PIS, COFINS, CSLL)

800,00

Aluguéis 3

800,00

Depreciação

50,00

Outras despesas (reservas para 13º salário e férias)

360,00

Pró-labore 4

1.700,00

Contador

260,00

TOTAL:

9.310,00


1Quatro professoras; 2Duas auxiliares, uma faxineira, uma secretária e uma cozinheira; 3Os preços de aluguéis variam de acordo com a região; 4Do Diretor.

Adaptado de: Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil.


Lembre-se: a qualidade dos serviços que serão oferecidos pela escola infantil depende diretamente da estrutura, organização e administração, além das habilidades e qualidades individuais da mão–de-obra, tanto a contratada quanto a terceirizada. Por isto, é de fundamental importância o constante treinamento e atualização do pessoal contratado, além da seleção criteriosa do pessoal terceirizado.


 


Operação (dia a dia)

Em uma escola infantil, a brincadeira deve estar na ordem do dia. Sua presença é fundamental para nortear todo o trabalho a ser desenvolvido junto com as crianças. Os brinquedos ajudam a proporcionar diversos tipos de aprendizado. Os quebra-cabeças, por exemplo, ajudam a criança a desenvolver noções de formas e cores. Brinquedos que envolvam números e operações ajudam a construir as primeiras noções de matemática. Os brinquedos de encaixe apuram as noções de seqüência, tamanho e forma. Jogos simbólicos e brincadeiras de faz-de-conta ajudam a criança a construir uma ponte entre fantasia e realidade.

O período em que a criança permanece na escola é de responsabilidade de toda a equipe docente, o que faz com que a segurança seja um dos itens mais importantes para o trabalho na escola, devendo estar presente em todas as ações do dia-a-dia. Neste item, é importante observar que as crianças de 0 a 3 anos de idade são as que exigem cuidados especiais, devido à sua maior vulnerabilidade biológica, tendo maior suscetibilidade a doenças infecto-contagiosas. É fundamental manter o controle da saúde e da higiene do pessoal, da higiene ambiental e alimentar e a prevenção de acidentes. Os cuidados com a higiene pessoal dos funcionários e dos alunos são de grande valia para que se evite a proliferação de doenças. Já os cuidados com a higiene ambiental são fundamentais para evitar a proliferação de pragas como moscas, principalmente em locais como a cozinha e os banheiros.

Quanto à prevenção de acidentes, é importante conhecer alguns dos diversos fatores que podem contribuir ou que são responsáveis pelos acidentes, procurando evita-los, ou pelo menos manter algum tipo de controle sobre eles. A falta de atenção dos professores e funcionários, a queda de equipamentos como, por exemplo, de uma escada, a facilidade de acesso às tomadas elétricas, a deficiência na construção e a inadequação do equipamento a ser utilizado pelas crianças são alguns destes fatores.

É importante colocar a proteção adequada onde exista possibilidade de risco de acidentes, em locais como escadas, varandas, janelas etc. Os brinquedos devem ser seguros e devem estar de acordo com as normas do INMETRO. Devem também ser adequados à idade das crianças. Já os Brinquedos de área externa devem ser fixados em áreas gramadas ou cobertas com areia, evitando-se as áreas de concreto.

 

 


Marketing

Em marketing não existe uma única solução perfeita para um problema e nem um pacote fechado de idéias que possa ser utilizado em todos os casos. Cada empresa deve ser analisada separadamente, com suas particularidades. Porém, existem alguns critérios que podem nortear o empreendedor nas suas decisões estratégicas quanto à imagem da empresa e ao seu posicionamento no mercado, que são os pontos cruciais para determinar as estratégias de comunicação a serem adotadas.

Planejar o marketing da empresa é, antes de mais nada, criar uma identidade para a empresa. Um exercício comum é imaginar a empresa como uma pessoa. Como ela seria? Seria homem ou mulher? Seria uma criança, um jovem, um adulto, uma pessoa madura ou idosa? Seria quieta, extrovertida, calada, falante, enfim, imaginar como seria esta empresa se fosse uma pessoa. A partir de então, imaginar as ações de marketing que mais se aproximam da personalidade desta empresa.

A escolha do nome da escola é de extrema importância, pois o nome poderá ajudar a firmar a marca junto da comunidade. Para pensar sobre a escolha do nome, é necessário pensar em alguns pontos. O nome precisa ser adequado à linha pedagógica e filosófica da escola, condizer com a imagem que se deseja transmitir sobre a escola, ser de fácil pronúncia e de fácil memorização. A imagem da empresa é de tamanha importância que vai determinar, inclusive, o comportamento de seus funcionários no ambiente de trabalho. Algumas empresas serão mais ou menos tolerantes a determinados tipos de comportamento. No caso das escolas infantis, por exemplo, o hábito de fumar no trabalho deve ser evitado, visando preservar a saúde das crianças e a higiene no local de trabalho.

A empresa pode se posicionar no mercado de quatro formas distintas: empresa líder, desafiante, seguidora ou ocupante de nicho. A empresa líder deve buscar expandir o mercado total, seja conquistando novos usuários, encontrando novos usos para o produto ou maior freqüência de uso deste produto. Deve procurar também proteger e expandir sua participação de mercado. A desafiante deve utilizar-se de um marketing agressivo com relação à líder, buscando sobrepujá-la. A seguidora busca caminhar sob a sombra da líder, sem desafiá-la, copiando e melhorando produtos e processos. Já a ocupante deve buscar nichos de mercado que não sejam lucrativas para as grandes empresas, conhecendo bem os seus clientes e investindo em marketing de relacionamento.

Para ter maiores chances de sucesso, a estratégia de comunicação da empresa com seu público deve ser traçada em conformidade com sua imagem e com seu posicionamento estratégico. Se uma empresa, por exemplo, se intitula (escolhe sua imagem) como “excelência em relacionamento” precisa treinar seus funcionários de forma a buscar continuamente a excelência. Se um dos pais de alunos não for bem atendido ao telefone, este fato pode denegrir a imagem da empresa (aquela à qual ela se propõe).

Vale lembrar também que o “boca a boca” é uma propaganda gratuita extremamente eficiente, principalmente em se tratando de uma escola. Antes de matricular seus filhos, os pais procuram informações: se a escola é boa, como as crianças são tratadas, se é segura, se os profissionais são qualificados e competentes. Eles recorrem geralmente aos amigos, aos vizinhos e aos colegas de trabalho. Desta forma, se a escola oferece serviços de qualidade, sai em grande vantagem, pois já possui uma imagem forte no mercado, e precisará de pouco investimento em propaganda.

A propaganda especificamente, quando necessária, pode ser elaborada para diversos meios. No entanto, alguns se mostram mais eficazes no objetivo de fazer chegar ao consumidor o conhecimento sobre a instituição de ensino: panfletos distribuídos em locais de grande circulação de pessoas; anúncio em jornal e em rádio; apresentação de painéis fotográficos em feiras, festas e centros de compras. A divulgação da escola na época da matrícula de alunos é extremamente importante, mas não deve se concentrar somente nestas datas. Quem não é visto não é lembrado. É importante montar um cronograma de ações de marketing cobrindo várias datas e eventos importantes, onde haja concentração de possíveis clientes. No entanto, a comunicação só funciona bem quando a empresa coloca qualidade em tudo o que faz. Isto se traduz em boas instalações, uma equipe de profissionais bem preparados e bem treinados e uma linha pedagógica e filosófica bem delineada.

 

 


Estratégias de sucesso:

Estratégias competitivas básicas:

Para ser competitiva, a empresa precisa ter uma estratégia bem traçada. Existem três estratégias básicas que a empresa pode seguir: Liderança de custos gerais; Diferenciação; e Foco.

Ao adotar a estratégia de Liderança de custos gerais a empresa deve buscar a excelência operacional, lançando mão de todos os artifícios possíveis visando oferecer o seu produto ao preço mais competitivo do mercado. No caso da Escola Infantil, pode-se buscar esta redução de custos de várias formas: utilizar o máximo de iluminação natural possível, comprar brinquedos usados (em boas condições, é claro), comprar sempre os materiais com menor preço, realizar as compras de materiais em conjunto com outras empresas (visando conseguir melhores preços junto aos fornecedores) etc.

Ao optar pela estratégia de Diferenciação a empresa deve preocupar-se em obter a liderança de produto, concentrando esforços nas áreas de criação e desenvolvimento de novidades, ou seja, novos produtos e serviços para serem lançados no mercado. Esta é a característica principal de empresas inovadoras. A Escola Infantil que optar pela estratégia de diferenciação deve lançar novos serviços no mercado sempre, divulgando as inovações de modo que elas possam contribuir para a consolidação da marca da Escola enquanto empresa ousada, inovadora e arrojada.

Por fim, se preferir a estratégia de Foco, a empresa deve procurar estabelecer uma relação de intimidade com o consumidor, de modo a conhecê-lo melhor do que a concorrência, podendo assim superá-la. Concentrar todos os esforços em um segmento ao invés de perseguir todo o mercado. Desta forma, a Escola pode optar por atender consumidores com um determinado padrão de renda e hábitos de consumo. Conhecendo bem o seu público, ela terá amplas condições de oferecer serviços eficientes em satisfazer as necessidades e anseios deste público.

Conforme foi dito anteriormente sobre o marketing, não há um pacote fechado de opções. O empreendedor pode optar por mesclar as estratégias acima e, apesar de estar mais focado em atender a uma delas, é importante não deixar de prestar atenção nos outros pontos.

Além das estratégias básicas, o empreendedor deve atentar para alguns pontos se quiser entrar para o ramo de Escolas Infantis:

  • Ainda que a escola trabalhe com um púbico de baixa renda, ele demanda qualidade no ensino. Logo, a qualidade é um pré-requisito básico: é o mínimo que se pode oferecer
  • A escola pode oferecer o serviço de transporte escolar: com estrutura própria, procurando o tipo de veículo mais adequado, levando-se em consideração a relação custo/benefício, e profissionais competentes; ou terceirizada, procurando uma empresa séria e conhecida no mercado, estabelecendo com ela um contrato bem claro
  • O transporte escolar mal gerenciado pode se tornar um grande problema
  • A maioria das escolas não fornece lanche: a criança traz a merenda de casa. Oferecer diversos tipos de refeições, com cardápios balanceados pode ser uma boa opção de serviço agregado

Cuidando bem de todos estes pontos expostos o empreendedor terá melhores condições de permanecer no mercado e alcançar os objetivos por ele propostos com relação ao negócio.

 

 


Os Riscos do Empreendimento.

Como toda atividade empreendedora, a instalação e a administração de uma escola infantil envolvem certos riscos. Grande parte do capital é aplicada em instalações e equipamentos como imóvel, computadores, telefone, fax, playground, carro, mesas e cadeiras. Estes são bens de pouca liquidez, ou seja, caso surja um período de crise, é um pouco mais complicado levantar dinheiro rápido por meio da venda desses produtos (uma loja pode fazer uma promoção de queima de estoque para gerar caixa ou pagar dívidas).

Um grave problema enfrentado todos os meses pelas escolas é a inadimplência. Com tudo isto, torna-se de extrema importância um rígido controle do fluxo de caixa. Para não ser pego de surpresa, é conveniente manter um fundo de reserva, prevendo uma possível taxa de inadimplência.

Apesar de ser um mercado crescente, outro cuidado que o empreendedor deve tomar são com os requisitos necessários para o funcionamento de uma escola infantil. É preciso que ela esteja com os documentos todos legalizados e seguindo a risca o modelo proposto pela LDB (Lei 9.394/1996). É de suma importância que o futuro profissional da área conheça a legislação em vigor e esteja sempre se atualizando, acompanhando de perto todo o processo que envolve a instalação, o credenciamento e o funcionamento da escola.

O empreendedor não pode se esquecer nunca que para se ter sucesso nesse ramo é preciso estar inteiramente compromissado com as propostas educativas, uma vez que essa é o primeiro nível da educação básica. Sabendo investir corretamente em todos os aspectos citados durante o texto, o retorno financeiro é infalível!

Emprego e Renda 23-12-2011 Cursos

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