Treinamento de atendente de loja

Os primeiros produtos vendidos por uma loja são confiança e respeito. Um cliente entra em um estabelecimento e a primeira coisa que ele espera e

Os primeiros produtos vendidos por uma loja são confiança e respeito. Um cliente entra em um estabelecimento e a primeira coisa que ele espera e deseja é ser bem atendido, o que torna o atendente uma peça fundamental para o sucesso de um comércio. Claro, produtos de qualidade e bons preços são essenciais, porém quem nunca comprou uma peça mais cara em determinada loja somente pelo carisma e bom atendimento do vendedor. Percebe como é importante um vendedor capacitado?

 O atendente é o grande contato do cliente com o estabelecimento e pode ser considerado um cartão de visitas da loja.

Quando um cliente entra em sua loja, ele espera que os funcionários conheçam bem os produtos oferecidos para orientá-los no momento da compra. Imagine se você entra em uma loja de produtos eletrônicos para comprar uma filmadora e o vendedor não sabe te explicar quais as diferenças entre um modelo e outro ou ainda o que significa cada função daquele produto? Com certeza, você procuraria uma outra loja onde suas dúvidas fossem tiradas para poder, então, optar pela filmadora que atenda a sua necessidade.

O pior inimigo de uma empresa não é a empresa concorrente, mas a arrogância, a postura auto-suficiente e a desinformação de funcionários e dirigentes.

Característica de um bom vendedor:

  • Ser rápido no atendimento.
  • Ter respeito pelo cliente.
  • Ter conhecimento dos produtos vendidos
  • Saber realizar a abordagem inicial da venda.
  • Sondar o cliente para descobrir o que de fato ele deseja.
  • Saber combater as objeções e realizar o fechamento da venda.

Depois da efetivação da venda, um bom vendedor deve sabe como agir com o cliente na pós-venda.

 

 

 


A importância do treinamento

Um vendedor capacitado não costuma perder clientes e deixar de efetuar vendas por motivos simples e banais. Eles são treinados para conhecer e se identificar com a loja onde trabalham e concluírem as vendas com sucesso.

Por saberem que um vendedor bem capacitado é fundamental para o bom desempenho de uma loja, as grandes empresas investem muito no treinamento desses profissionais.

Quanto mais complexa a tarefa do vendedor, mais técnica e habilidade ele precisará ter para realizá-la.

O atendente deve conhecer bem os procedimentos da loja onde trabalha. Mesmo que não seja sua função, é prudente que ele conheça procedimentos corriqueiros como preenchimento de nota fiscal, embrulhos, prazos e condições de pagamento e descontos.

Um vendedor que aproveita todo o seu potencial está preparado para grandes desafios na vida. São diversos os casos em que presidentes de grandes empresas vieram da área de vendas.

 


A venda

O ato de vender não pode ser considerado isoladamente. Ele vai além, sendo parte de um processo. Não depende de uma única pessoa, mas de todo um conjunto de fatores.

  • A venda começa na arrumação da loja. Decoração da vitrine e organização do espaço físico. O cliente deve encontrar o que precisa de maneira simples e rápida.
  • A fachada da loja deve mostrar o que ela tem de melhor. Vitrines bem arrumadas garantem uma boa impressão. A função delas é atrair os clientes que passam tanto a pé quanto em veículos.
  • A decoração de uma loja deve ser sóbria e criativa. Não empilhe caixas nem as prateleiras e também não espalhe de qualquer maneira cartazes de promoção. Se for necessário, procure profissionais especializados em decoração.
É obrigação do atendente conhecer a logística da empresa onde trabalha. Conhecer o funcionamento da loja é indispensável em uma negociação, principalmente ao assumir compromissos, estabelecer prazos e fazer promessas. Essas situações não podem falhar, pois comprometem a credibilidade da loja.

 

 

 


Fechamento de venda

Fechar uma venda é a principal etapa desse processo complexo. É um momento decisivo, de conclusão de estratégia. O consumidor não compra apenas por necessidade, mas por diversos outros motivos. E cabe ao vendedor identificar os desejos e intenções de um cliente.

É prudente que se tenha um número máximo de tentativa de fechamento de vendas. O recomendado é que se faça, no máximo, três tentativas. Passando disso, você corre o risco de se tornar desagradável podendo, até mesmo, perder futuras vendas.

Mas qual o momento ideal para o vendedor entrar com trunfos, como preço promocional, fim de estoque ou aumento em breve? O cliente sempre dá sinais de que está propenso a fazer uma compra. O vendedor deve estar atento ao seu comportamento.

Algumas recomendações que facilitam o fechamento de uma venda. Esteja atento a elas!

  • Vender o item certo.
  • Ter controle da negociação.
  • Estar atento aos sinais de compra.
  • Não ter medo de fazer o fechamento.
  • Agir naturalmente.
  • Guardar uma cartada final.
Uma venda não concluída não deve ser encarada como uma derrota pessoal. O importante nisso tudo é enxergar o fato como parte do treinamento e procurar descobrir as falhas para não repetir erros cometidos.

Não se esqueça: uma compra não termina no fechamento. Ela deve continuar na pós-venda. A fidelização é muito importante para a empresa e, por isso, um bom vendedor não perde o vínculo de relacionamento com o cliente.

 


Tipos de clientes

A classificação dos tipos de clientes varia muito de acordo com o comportamento, mas alguns tipos mais básicos são os seguintes:

  • Desagradável: pergunta muito, é conversador, descrente e usa de insultos com o vendedor.
  • Silencioso: é o cliente pensativo e que não tem conhecimento do que vai comprar. Costuma ter uma aparência de infelicidade.
  • Indeciso: repreensivo e tem medo de cometer erros. É inseguro e gosta de uma conversa.
  • Nervoso: é impaciente e raivoso. Inquieto e até mesmo injusto.
  • Bom senso: são clientes agradáveis e inteligentes.
  • Dependente: são indecisos e infantis.

 

 


Abordagem

No momento em que se aproximar do cliente, o vendedor deve fazer uma rápida análise de que tipo de consumidor é aquele. Uma abordagem correta é muito importante para que não se perca uma venda. No momento em que acontece essa chegada é que você vai descobrir sobre aquele cliente e a maneira correta de oferecer informações.

Um bom vendedor se conhece e desenvolve uma sensibilidade para captar diferenças entre os seus clientes. Esse é um exercicio de investimento em aprendizado sobre si próprio e sobre seus clientes.

  • Conheça bem os produtos. Folheie catálogos com os produtos oferecidos pela loja.
  • Seja claro nas informações passadas para seus clientes.
  • Nunca minta.
  • Seja sempre gentil.

 

 

 


 

 

 

 

Emprego e Renda 17-02-2012 Cursos

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Comentários

Tailani

31-08-2018

Aki em brasilia vcs tbm dão esse curso, tenho interesse em fzr.

Resposta do Emprego e Renda

03-09-2018

Olá Tailani, Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Os nossos cursos são todos à distância, o que permite que você os realize diretamente da sua casa. Para mais informações e esclarecimentos a respeito do material, informe seu telefone, com DDD, para que uma das nossas consultoras possa entrar em contato com esclarecimentos. Mas se preferir, você pode nos contactar através do whatsapp (31)98777-4483. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Laura

24-02-2016

Tem como eu fazer esse treinamento tenho 17 vou fazer 18 8 de maio moro em joinville

Resposta do Emprego e Renda

24-02-2016

Olá Laura, Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Treinamento de Atendente de Loja. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

katyelle lemos

15-01-2016

obrigada!me ajudou a ter mais iniciativa !muito obrigada!!

Resposta do Emprego e Renda

29-01-2016

Olá, Katyelle! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo foi do seu agrado e desejamos que continue, sempre, aperfeiçoando o seu lado profissional. Atenciosamente, Silvana Teixeira.

Silvana

26-09-2014

Olá, Luiz! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Atenciosamente,

luiz

26-09-2014

gostei dos comentários muito bom