Como montar uma loja virtual

Ampliar o comércio para o meio virtual é uma ótima maneira para alcançar novos clientes localidades diversas – até mesmo em outros países. O comércio

Ampliar o comércio para o meio virtual é uma ótima maneira para alcançar novos clientes localidades diversas – até mesmo em outros países. O comércio eletrônico é um ramo que vem crescendo nos últimos anos. Em 2006, foi registrado um crescimento de 76% do e-commerce no Brasil. Isso significou um faturamento de R$ 4,4 bilhões de reais, sem contar as vendas de passagens aéreas, automóveis e leilões virtuais.

Os campeões de venda

CDs e DVDs – 17%
Eletrônicos – 15%
Livros, jornais e revistas – 13%

O número de consumidores que fizeram compras on-line no ano passado aumentou 31% em relação a 2005. De acordo com pesquisas, as compras feitas pelos consumidores da classe C já respondem por 45% das transações.

A previsão de crescimento para 2007 é de 45%.

E-commerce

O crescimento das vendas pela internet se inclina a crescer a cada ano. Levando em conta esse panorama, uma empresa que consegue usar de forma adequada o comércio virtual tende a melhorar a eficiência no atendimento ao cliente e permite realizar um serviço personalizado e ágil, de acordo com o perfil do consumidor.

Porém, um cuidado: antes de montar uma loja virtual, o empreendedor deve ponderar se o seu produto realmente tem condições de ser vendido on-line. Preocupe-se em não ter problemas com as condições que podem fazer de seu produto um sucesso.

Para que seja possível desenvolver e orientar um comércio virtual é preciso conhecer o perfil do mercado e entender a linguagem desse ambiente.

O comércio eletrônico facilita a vida do cliente, cada dia mais atarefado e desejoso de facilidades. Mas não se engane pensando que o preço baixo é o fator determinante nesse tipo de compra.

O comprador virtual, antes de optar pelo preço, procura por grande variedade de produtos, bom prazo de entrega e condições de parcelamento favoráveis.

O design do site é fundamental e as imagens dos produtos devem ser detalhadas e de boa qualidade.

 

Plano de ação

Antes de dar início ao comércio virtual, é preciso seguir alguns passos para ter conhecimento do ambiente onde a sua empresa vai operar. Para quem já tem um empreendimento e deseja ampliar o campo de atuação, cuide para que a integração do sistema da empresa com a loja virtual seja eficiente, pois isso se faz cada vez mais necessário e cada sistema requer um tipo de integração.

Alguns passos para iniciar um comércio eletrônico:

Estabelecer o acesso à internet
Reservar o nome de domínio (www.sualoja.com.br)
Definir os objetivos do negócio
Definir o público alvo
Analisar experiências de sucesso
Consultar analistas dessa área
Definir a melhor estratégia para a criação do site para depois criá-lo
Trabalhar e operar com tecnologia de ponta
Operar com sistema de segurança
Incluir o seu site em sistemas de busca (google e yahoo, por exemplo)
Fazer parcerias com grandes porta
 

 


Criação do site

Se você não tem experiência com programação, contrate um profissional especializado no assunto e acompanhe de perto o trabalho dele. Faça uma boa definição e detalhamento do conteúdo do site.

Criar um site é mais do que um bom design. O cliente pode ficar muito satisfeito com a navegação, mas se os produtos não são entregues no prazo, bem embalados ou de acordo com o que foi pedido o seu trabalho é em vão.

O trabalho visual do site deve ser plenamente vinculado com a proposta da empresa, ser simples e de fácil navegação, além de estimular a visitação constante da página. Evite o uso de programação em flash, pois pode apresentar problemas e dificuldades de navegação.

O usuário deve chegar à página do produto com o mínimo de cliques possível. Para isso, os produtos devem ser separados em classes lógicas e, já na primeira página, um sistema de busca para facilitar o processo.

O desenvolvimento de um site de compras exige um sistema de segurança e acesso a bancos de dados. Por esse motivo, são desenvolvidos programas gerenciadores de sites.

 

 

Manutenção

Para a manutenção de uma loja no ar, normalmente é usada a estrutura de um provedor, pois montar um computador específico para sua loja virtual gera um custo muito alto e dificulta a manutenção.

A manutenção e a atualização devem ser simples. O provedor deve permitir que o próprio empresário faça isso, de maneira segura, sempre que desejar.

Divulgação

Para que um estabelecimento de vendas tenha sucesso é preciso que ele seja conhecido. Na internet funciona da mesma maneira. Depois de ter procurado um provedor para hospedar o seu site, trate de divulgar o nome da empresa na cabeça dos consumidores.

A divulgação de uma loja virtual deve ser feita na internet. Fora desse ambiente a possibilidade de conseguir novos clientes é muito menor.

Algumas dicas de como fazer uma boa divulgação da sua loja virtual:

  • Cadastre o site em servidores de busca.
  • Aproveite links que permitam que o anúncio leve ao site.
  • Anuncie em espaços publicitários de sites muito visitados.
  • Invista em links patrocinados.
  • Utilize palavras de ação.
  • Anuncie promoções ou novidades que possam chamar a atenção dos clientes.

Tenha uma estratégia de ação. Planejamento é sempre a palavra chave.

 

Condições de venda

Segurança é fundamental para quem deseja montar uma loja virtual. Os clientes precisam navegar em ambiente seguro para não serem lesados. Todas as vantagens e condições devem ser rigorosamente respeitadas.

Para que o seu cliente tenha segurança na hora de comprar, desenvolva seu site com certificados SSL, utilizado pela maioria dos bancos. Esses certificados garantem que as informações confidenciais sejam criptografadas e decodificadas com o máximo de segurança. Além disso, existem empresas que são especializadas em segurança e monitoramento de fraudes, sendo esse serviço fundamental para evitar lesões aos clientes.

Os modos de pagamento mais comuns nas compras on-line são os boletos bancários, cartões de crédito, transferência eletrônica e financiamento.

Simplifique ao máximo o processo de fechamento de compras para que você não perca vendas que seriam concluídas caso não houvesse dificuldade no carrinho de compras.

Crie todas as condições de comunicação entre você e seu cliente. Os clientes não costumam perdoar omissões e demora. Deixe os canais de comunicação abertos. E-mail, chat, SMS e telefone, fax e formulários são algumas boas opções. Seja eficiente!

 

Pós-venda

Assistência pós-venda é fator fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Esteja disponível para o seu cliente, o trate com o respeito que ele merece, o cative e você terá ótima divulgação boca a boca – um excelente meio de propaganda, principalmente entre clientes da classe C.

Faça pesquisas e trate seu cliente com distinção. Mantenha-o satisfeito e ele será fiel ao seu estabelecimento.

 

 

Emprego e Renda 09-03-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.