Massagem em grávidas: cuidados essenciais

A massagem é uma forma maravilhosa de preparar uma mãe para o nascimento de seu bebê. Durante a gravidez, vários fatores poderão levar a mulher a tensões e desgastes...

A massagem é uma forma maravilhosa de preparar uma mãe para o nascimento de seu bebê. Durante a gravidez, vários fatores poderão levar a mulher a tensões e desgastes

 

A massagem é uma forma maravilhosa de preparar uma mãe para o nascimento de seu bebê. Durante a gravidez, vários fatores poderão levar a mulher a tensões e desgastes tanto físicos como emocionais. A massagem não só combate a fadiga, como transmite tranquilidade e confiança à futura mamãe.

Como deve ser a massagem em mulheres grávidas?

Os movimentos da massagem deverão seguir a sequência da quiromassagem, porém respeitando a posição mais confortável da gestante (após o quarto mês, recomenda-se que a massagem seja efetuada em uma cadeira), assim como se deve dar mais atenção à região abdominal nos primeiros quatro meses de gestação. Todos os movimentos deverão ser mais lentos, dando a devida atenção às queixas de dores e desconforto da paciente.

Como devem ser os movimentos após o nascimento do bebê?

Após o nascimento do bebê, a massagem também é recomendada. O alívio do estresse pós-parto, o relaxamento dos músculos e principalmente a depressão pós-parto são fatores que a massagem proporciona com muita eficácia.

Como devem ser os movimentos da massagem nas grávidas?

A massagem em grávida deve ser feita com muito critério. A sequência  realizada em grávidas é bastante variável com a resistência da grávida em permanecer na maca e das partes do corpo que estão mais doloridas.

Qual a melhor posição de massagem para as grávidas?

A posição de barriga para baixo pode começar a ficar incômoda para a paciente a partir do terceiro mês de gestação. Portanto, deve-se evitar essa posição. Como a posição de barriga para cima começa a ficar incômoda rapidamente, faz-se os movimentos em um tempo menor, vira-se a paciente de lado e faz-se os movimentos em todo o corpo, inclusive na barriga, com a barriga para o lado.

Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Massagem Relaxante e Terapia com Pedras Quentes.

 

Silvania Teixeira 22-02-2016 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.