O excelente pizzaiolo segue 5 regras. Conheça-as

Para ser um pizzaiolo bem qualificado e atender de forma satisfatória as exigências do mercado, não basta conhecer várias receitas de produtos e saber elaborá-los com...

O excelente pizzaiolo segue 5 regras. Conheça-as   Artigos Cursos CPT O pizzaiolo bem qualificado, além de conhecer várias receitas de pizzas, deve possuir conhecimentos técnicos avançados e reunir características essenciais para exercer sua profissão

Para ser um pizzaiolo bem qualificado e atender de forma satisfatória as exigências do mercado, não basta conhecer várias receitas de produtos e saber elaborá-los com eficiência. Hoje em dia, dada a grande competitividade do mercado, observa-se que as empresas buscam encontrar colaboradores que possuam não apenas conhecimentos técnicos avançados, mas que reúnam características essenciais para exercerem suas profissões.

De acordo com Wilson Ferreira, professor do Curso a Distância CPT Treinamento de Pizzaiolo, em Livro+DVD e Curso Online, “Valores, como ética, iniciativa, bom humor, simpatia, carisma, espírito de liderança, autocontrole, perseverança e criatividade, no sentido de buscar inovações e conhecimentos, são essenciais. Todos esses pontos fundamentais para uma postura profissional adequada podem ser avaliados, na prática, pelo comportamento que o profissional terá ao exercer o seu trabalho”.

Assim, para que você tenha uma boa postura profissional em seu ambiente de trabalho, você deverá atentar-se para alguns pontos importantes. Por exemplo:

1- Apresentação pessoal


Cuide do seu visual; esteja sempre vestido adequadamente, de preferência com uniforme de cor clara, para que as pessoas possam ter certeza das condições de higiene e limpeza. O fato de você trabalhar diretamente em contato com o forno não deve ser argumento para estar com uniforme sujo e mal cuidado. Use sempre cabelos aparados ou totalmente presos; não use adornos pessoais como brincos, anéis, alianças ou pulseiras. Seja vaidoso, procure estar bem apresentável, em excelentes condições de higiene pessoal. Pois, pode ter certeza que a maneira como você se veste será notada pelos clientes que você atenderá.

2- Pontualidade


Estar sempre no local de trabalho, em condições de iniciar suas atividades, no horário combinado, é uma obrigação do colaborador e respeito para com os demais colegas de trabalho, com o estabelecimento e para com os clientes. Não é correto priorizar seus afazeres pessoais e sacrificar a sua jornada no trabalho. Este é um ponto importante que demonstra profissionalismo e comprometimento com a organização e com suas obrigações.

3- Cordialidade


Seja cordial com seus colegas de trabalho, procurando manter sempre uma atmosfera de respeito no ambiente em que você trabalha. Ouça as reclamações e procure tirar proveito. Saiba que dificilmente alguém fará uma reclamação sem algum fundamento, mesmo que para você isso possa parecer exagero. Faça das reclamações um momento de aprendizado e faça o possível para que elas sejam minimizadas. Se alguém alterar a voz, procure manter a calma, a serenidade e a segurança para que eventuais conflitos, mesmo que pequenos, não se transformem em um problema maior.

4- Fale pouco


Evite conversas desnecessárias e concentre a atenção em seu trabalho. Ainda mais que você terá de ser ágil e bastante atento, pois qualquer deslize comprometerá a qualidade da pizza.

5- Aprimoramentos


Esteja sempre “antenado” para com as novidades do mercado. Achar que sabe tudo é um erro muito comum e que compromete o trabalho das pessoas. Nunca esqueça que enquanto você está trabalhando outras pessoas estão aprimorando métodos, desenvolvendo fórmulas, gerando resultados. E você precisa estar sempre atualizado, pois se hoje você sabe muito, amanhã seu conhecimento poderá estar ultrapassado e se tornar insuficiente diante das constantes mudanças e aprimoramentos pelos quais o mercado vem passando.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Hotelaria.
Por Silvana Teixeira.

 

Silvania Teixeira 20-01-2017 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.