Câmeras DSLR: como substituir lentes das câmeras profissionais?

Uma das vantagens das câmeras DSLR, também conhecidas como câmeras profissionais, é a capacidade de poder usar várias lentes diferentes e a troca das lentes torna-se uma...

 Câmeras DSLR: como substituir lentes das câmeras profissionais?   Artigos Cursos CPT

Trocar a lente na sua DSLR não é difícil, mas o que grande parte dos fotógrafos amadores não sabe é que há maneira correta de fazer isso


 

Uma das vantagens das câmeras DSLR, também conhecidas como câmeras profissionais, é a capacidade de poder usar várias lentes diferentes e a troca das lentes torna-se uma das operações mais comuns e corriqueiras. “Trocar a lente na sua DSLR não é difícil, mas o que grande parte dos fotógrafos amadores não sabe é que há maneira correta de fazer isso”, afirma Fabrício Cavalcanti, professor do Curso a Distância CPT de Fotografia, em Livro+DVD e Curso Online.

Não seguindo essas recomendações, o fotógrafo pode comprometer o sensor de sua câmera, que é um dos elementos, junto com a lente, dos mais importantes para que sua fotografia tenha boa nitidez e definição. Além disso, seguir alguns passos é fundamental para aumentar a vida útil do equipamento.

O maior risco ao trocar uma lente de câmeras fotográficas profissionais é que, ao retirar a lente, o sensor fica exposto ao ar e às intempéries, podendo entrar poeira ou outras sujidades no interior da câmera. A poeira pode se depositar no filtro ótico que existe na frente do sensor. Esse perigo é maior, quando a câmera está ligada, pois o sensor fica carregado com cargas elétricas e com eletrostática, podendo atrair a poeira em suspensão, que passa a ficar fortemente aderida em sua superfície. Quando isso ocorre, a luz é alterada nesses pontos e o resultado passa a ser imagens com manchas ou pontos pretos ou cinzas em suas imagens.

Com a câmera e a lente desligadas, para substituir uma objetiva, deve-se encaixar a tampa de proteção da lente. Como vamos manusear a lente, fica fácil encostar o dedo ou outros objetos nela, podendo sujá-la ou mesmo danificá-la. Com a lente a ser substituída tampada, retire a tampa do elemento inferior (que se encaixa na câmera) da lente a ser fixada no corpo. Sempre retire antes essa tampa, para que o corpo fique menos tempo aberto. A seguir, proteja sua câmera ficando de costas para o vento, chuva ou poeira, para evitar que esses contaminantes consigam entrar na parte interna do corpo. Se você estiver em uma condição de muita poeira, ou com muita umidade, como uma estrada de chão ou um chuvisco, o mais recomendado é procurar outro ambiente para efetuar a troca.

Ao manusear a lente, segure-a pela base, nunca nos anéis de zoom ou de foco, e evite tocar os elementos dianteiros ou traseiros para não deixar impressões digitais ou outras sujidades que aderem às lentes. Mantenha o corpo da câmera ligeiramente virado para baixo, dificultando a entrada de poeira e pressione o botão no corpo, ao lado da lente, que solta o dispositivo de trava. Gire no sentido correto, normalmente, anti-horário para a retirada da lente.

Mantendo o corpo ainda virado para baixo, pegue a outra lente, observe o alinhamento correto que pode ser evidenciado pela marca vermelha ou branca na lente e no corpo da câmera. Alinhe os pontos do indicador de alinhamento na lente e no corpo da câmera de forma que eles estejam alinhados, insira a base da lente no encaixe da câmera e depois gire a lente no sentido anti-horário, até que ela trave no lugar, fazendo um click.

É importante observar a posição correta para apoiar as lentes sobre uma superfície plana. É comum fotógrafos apoiarem as lentes deitadas e estas rolarem e caírem de mesas, danificando permanentemente o equipamento. A posição correta é na vertical. Coloque a tampa traseira na lente que foi retirada da câmera e armazene-a de forma correta. Pratique trocar as lentes em casa para se acostumar a fazer isso de forma rápida e fácil.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Fotografia.
Por Silvana Teixeira.

 

Silvania Teixeira 24-05-2017 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.