Lanchonete: dicas para uma correta higienização dos equipamentos

Em uma lanchonete, são chamados de equipamentos as máquinas, os recipientes e os utensílios que entram em contato com os alimentos durante o armazenamento, a manipulação...

 Lanchonete: dicas para uma correta higienização dos equipamentos   Artigos Cursos CPT


 

Em uma lanchonete, são chamados de equipamentos as máquinas, os recipientes e os utensílios que entram em contato com os alimentos durante o armazenamento, a manipulação e a distribuição dos mesmos

Em uma lanchonete, são chamados de equipamentos as máquinas, os recipientes e os utensílios que entram em contato com os alimentos durante o armazenamento, a manipulação e a distribuição dos mesmos. “esses equipamentos também precisam ser mantidos em perfeitas condições de higiene, pois, caso contrário, todos os cuidados tomados para a não contaminação dos alimentos poderão ser prejudicados”, afirma Adriana Lara Fonseca, professora do Curso a Distância CPT Treinamento de Atendente de Lanchonete, em Livro+DVD e Curso Online.

Uma higienização, seja de um equipamento ou utensílio, basicamente, é constituída por, no mínimo, quatro etapas, que são: pré-limpeza, limpeza, enxágue, e sanitização. Em alguns casos, poderão ser realizadas, ainda, as etapas enxágue final e a secagem.

Equipamentos maiores, como cortadores de carne, amaciadores de bifes e fogões deverão ser higienizados logo após o uso. Já os utensílios menores, como cubas, facas, colheres, panelas, entre outros deverão ser higienizados após o uso e antes de serem utilizados novamente. A pré-limpeza deverá ser feita, retirando-se os restos de alimentos que permanecem aderidos aos equipamentos após o uso. Em alguns casos, como chapas, fogões e panelas, por exemplo, poderá ser necessário fazer uma leve raspagem das superfícies. Em outros casos, isso poderá ser feito com a utilização de papel-toalha apenas.

Os resíduos removidos deverão ser coletados e descartados em lixeiras com tampa e pedal, devidamente equipadas com sacolas de plástico para coleta de lixo. Em seguida, será feita a limpeza, utilizando-se água, detergente ou sabão neutro. Isso deverá ser feito com o auxílio de uma bucha, tendo-se o cuidado de esfregá-la em toda a superfície do equipamento. Feito isso, realiza-se o enxágüe do equipamento, com água em abundância, quando, então, a espuma do sabão ou detergente, gorduras e alguns restos de alimentos serão removidos. Finalmente, será preciso fazer a sanitização do equipamento, que é feita, aplicando-se um produto sanitizante, para eliminar ou reduzir as contaminações microbianas em níveis aceitáveis.

No caso de equipamentos elétricos, antes de fazer a higienização dos mesmos, é preciso desligá-los das tomadas para evitar riscos de choques elétricos. No caso de utensílios menores como panelas, talheres, entre outros, após o enxágue, a sanitização química, poderá ser feita de duas maneiras. Na primeira, utiliza-se solução sanitizante, imergindo as peças em um recipiente maior, contendo a solução ou fazendo um borrifamento com a mesma solução. A outra maneira consiste em utilizar água fervente, devendo os utensílios, neste caso, permanecer na água por um período de aproximadamente 15 minutos.

Após a sanitização, as peças deverão ser retiradas e colocadas para secar ao ar livre em um local isento de contaminação. Muitas vezes, os equipamentos para serem higienizados precisam ser desmontados e, nesses casos, as peças poderão ser tratadas como utensílios menores.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online da área Pequenas Empresas.
Por Silvana Teixeira.

 

Silvania Teixeira 10-07-2017 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.