Já declarou?

Conhecemos a fama do brasileiro de deixar tudo para a última hora e quando se trata de Declaração do Imposto de Renda o comportamento não é

Conhecemos a fama do brasileiro de deixar tudo para a última hora e quando se trata de Declaração do Imposto de Renda o comportamento não é diferente. Em 2011, faltando 5 horas para o fim do prazo, 500 mil contribuintes ainda estavam em débito com a Receita.

Portanto, fique atento! Aqueles que declararem no prazo, caso tenham alguma restituição a receber, serão incluídos nos primeiros lotes. Andar na linha tem suas vantagens! Um contribuinte bem preparado não precisa se preocupar, é só dedicar algumas horas, juntar a papelada e acessar o software disponível no site da Receita Federal.

Se você ainda não está convencido a entregar a Declaração do Imposto de Renda no prazo, resta apenas colocar a mão no bolso. A multa mínima para quem atrasar o envio será de R$ 165,74 e se acumulará em 1% a cada mês.

É importante lembrar que, caso haja atraso, o contribuinte deverá aguardar até que a Receita Federal libere uma nova versão do programa, o que deve acontecer em até dois ou três dias úteis. O software calcula automaticamente o valor da multa. Após fazer a declaração em atraso, o contribuinte receberá a Notificação de Lançamento.

Se você achar que a cobrança da multa está exacerbada, deverá solicitar impugnação da Notificação de Lançamento. O prazo para reclamação é de 45 dias contados a partir do recebimento da notificação.

Não deixe para depois, declarando hoje, você ainda está em dia! O prazo para a declaração é até o dia 30 de abril. Tire suas dúvidas e obtenha mais detalhes no site da Receita Federal.

Emprego e Renda 10-04-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.