Guia: o que fazer depois da graduação

Quando finalizamos a graduação, nos deparamos com sentimentos de incerteza e insegurança por não sabermos o que fazer daí em diante.

Quando finalizamos a graduação, nos deparamos com sentimentos de incerteza e insegurança por não sabermos o que fazer daí em diante.

É natural que decisões como essa impliquem em recorrentes dúvidas. Sempre trabalhamos atrelados a um planejamento, no entanto, em momentos cruciais como esse, novos questionamentos sobre o que havíamos projetado anteriormente são inevitáveis.

Antes mesmo de elaborar o seu planejamento pessoal, temos que levar algumas coisas em consideração.

Para que façamos planos alcançáveis, coerentes com nossa capacidade, devemos primeiramente identificar nossas habilidades. Você conhece suas potencialidades? Caso não conheça, descubra-as imediatamente.

É sempre melhor trabalharmos com atributos que já possuímos do que lidar com coisas não muito familiares. É normal apresentarmos maior aptidão para algumas coisas e menor para outras e isso deve estar bem claro em nossa cabeça.

Aliado a isso, devemos identificar também nossas predileções, ou melhor, detectar as áreas com as quais teríamos mais prazer em trabalhar, pois quanto mais nos sentimos bem em executar uma atividade, melhor tende a ser o nosso desempenho.

Quase todas as áreas possuem segmentações, e dentro delas também enxergamos preferências. Um curso de administração, por exemplo, reúne disciplinas que trabalham setores como finanças, gestão de pessoas, logística, marketing, entre outros. Para elaborar um planejamento de carreira bem sucedido, é necessário identificar com qual ou quais áreas você se identifica antes de buscar a inserção no mercado.

Tiradas essas conclusões, o próximo passo é descobrir os caminhos compatíveis com as análises realizadas. Feito isso, comece a traçar as possibilidades, e elabore planos A,B,C,D,E... Caso o que você enxergava como ideal não dê certo, seu próximo alvo já estará previamente definido e isso faz toda diferença.

Pesquise cursos de pós-graduação, concursos, trainees. Informe-se sobre cada uma dessas opções e lembre-se, por mais que você esteja bem empregado é sempre bom continuar estudando, qualificando-se. Nunca se sabe até quando estaremos ocupando uma determinada função no mercado.

Segundo Gamali Rodrigues Gomide, professora do curso Sua Imagem a Chave do Sucesso - Marketing Pessoal, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é importante que você conheça bem o seu alvo e se prepare para lidar com possíveis adversidades em um processo de seleção, caso seja esse o caso.

Nunca pense em tentar algo por tentar, encare seriamente cada possibilidade. Não desanime com as “derrotas”, pois é normal que muitas portas se fechem antes que uma se abra. Mas para que ela seja aberta, seu empenho deve prevalecer diante dos tropeços anteriores.

Construa uma carreira de forma estratégica, baseada no planejamento, não conte só com a sorte, pois ela costuma vir acompanhada pela competência e pelo esforço aplicado.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

 

Emprego e Renda 19-07-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.