A busca pela otimização dos resultados leva as empresas a ampliarem suas estratégias de vendas. Uma ferramenta muita utilizada para essa finalidade tem sido a internet.
A divulgação pela web é fácil, direta e muitas vezes consegue ser persuasiva. As organizações estão aproveitando-se disso para aumentar seu marketshare (cobertura de mercado). Essa inserção acarreta uma série de implicações para a empresa e é fundamental que os empresários estejam cientes disso.
Quando decide-se fazer uso da internet para vender, há todo um processo por trás disso que precisa ser elaborado. Fatores como a logística de entrega, o controle dos pedidos, o controle do estoque e o acompanhamento pós-venda devem ser respeitados. Só é válido apostar nessa alternativa se ela for feita com eficiência. Caso contrário, a empresa tende a perder conceito e, consequentemente, clientes.
A adesão ao comércio eletrônico reflete novos custos para a empresa. Gastos com tecnologia são indispensáveis para as vendas online, além de outros gastos em todos os setores das empresas. Apesar disso, a internet configura-se como uma forma de atendimento mais rápida e eficaz. Sua eficiência já é uma realidade e tende a crescer cada vez mais .
Algumas empresas de vendas funcionam exclusivamente pela internet. Outras funcionam tanto em lojas como pela internet e outras apenas por lojas. Grandes companhias de eletrodomésticos e eletroeletrônicos que antes só vendiam em lojas como Casas Bahia, Ricardo Eletro e Ponto frio passaram a se utilizar das vendas pela internet.
Podemos citar algumas das vantagens da venda online:
Funcionamento 24 horas por dia - A venda pode ser feita em qualquer horário, aumentando as possibilidades de venda.
Menor custo do que uma loja física Os custos dos processos, apesar de existentes, são menores do que os das lojas físicas.
Pesquisa mais fácil dos produtos Por meio de filtros, é possível pesquisar o que se deseja comprar de forma mais direta e objetiva.
Venda direta (sem distribuidor) Não há a necessidade de repassar os produtos a um distribuidor, não havendo, portanto, intermediação entre empresa e cliente.
Serviços personalizados - Permite a customização dos produtos, o que agrega valor à empresa perante o cliente.
Essa série de fatores são apenas algumas das evidências que indicam o quanto é vantajoso fazer uso do comércio de vendas online. Segundo Thiago Richter Bacchin, professor do Curso Como Aumentar as Vendas pela Internet, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, com o aumento progressivo de acessos a internet e a busca pela comodidade na hora de comprar, a venda pela internet será um mercado cada vez mais explorado.
Dessa forma, é preciso que os empresários sempre desenvolvam maneiras interessantes de atrair novos consumidores. Com o aquecimento do mercado e o aumento das exigências, as melhorias nas condições de venda serão preponderantes para o sucesso.
Fique atento e sempre busque aprimorar seu conhecimento sobre as formas de vendas.
Escrito por: Victor Monteiro Lopes