Vantagens do comércio eletrônico

A busca pela otimização dos resultados leva as empresas a ampliarem suas estratégias de vendas. Uma ferramenta muita utilizada para essa finalidade

A busca pela otimização dos resultados leva as empresas a ampliarem suas estratégias de vendas. Uma ferramenta muita utilizada para essa finalidade tem sido a internet.

A divulgação pela “web” é fácil, direta e muitas vezes consegue ser persuasiva. As organizações estão aproveitando-se disso para aumentar seu “marketshare” (cobertura de mercado). Essa inserção acarreta uma série de implicações para a empresa e é fundamental que os empresários estejam cientes disso.

Quando decide-se fazer uso da internet para vender, há todo um processo por trás disso que precisa ser elaborado. Fatores como a logística de entrega, o controle dos pedidos, o controle do estoque e o acompanhamento pós-venda devem ser respeitados. Só é válido apostar nessa alternativa se ela for feita com eficiência. Caso contrário, a empresa tende a perder conceito e, consequentemente, clientes.

A adesão ao comércio eletrônico reflete novos custos para a empresa. Gastos com tecnologia são indispensáveis para as vendas “online”, além de outros gastos em todos os setores das empresas. Apesar disso, a internet configura-se como uma forma de atendimento mais rápida e eficaz. Sua eficiência já é uma realidade e tende a crescer cada vez mais .

Algumas empresas de vendas funcionam exclusivamente pela internet. Outras funcionam tanto em lojas como pela internet e outras apenas por lojas. Grandes companhias de eletrodomésticos e eletroeletrônicos que antes só vendiam em lojas como Casas Bahia, Ricardo Eletro e Ponto frio passaram a se utilizar das vendas pela internet.

Podemos citar algumas das vantagens da venda online:

Funcionamento 24 horas por dia - A venda pode ser feita em qualquer horário, aumentando as possibilidades de venda.

Menor custo do que uma loja física – Os custos dos processos, apesar de existentes, são menores do que os das lojas físicas.

Pesquisa mais fácil dos produtos – Por meio de filtros, é possível pesquisar o que se deseja comprar de forma mais direta e objetiva.

Venda direta (sem distribuidor) – Não há a necessidade de repassar os produtos a um distribuidor, não havendo, portanto, intermediação entre empresa e cliente.

Serviços personalizados - Permite a customização dos produtos, o que agrega valor à empresa perante o cliente.

Essa série de fatores são apenas algumas das evidências que indicam o quanto é vantajoso fazer uso do comércio de vendas “online”. Segundo Thiago Richter Bacchin, professor do Curso Como Aumentar as Vendas pela Internet, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, com o aumento progressivo de acessos a internet e a busca pela comodidade na hora de comprar, a venda pela internet será um mercado cada vez mais explorado.

Dessa forma, é preciso que os empresários sempre desenvolvam maneiras interessantes de atrair novos consumidores. Com o aquecimento do mercado e o aumento das exigências, as melhorias nas condições de venda serão preponderantes para o sucesso.

Fique atento e sempre busque aprimorar seu conhecimento sobre as formas de vendas.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

Victor Monteiro 13-08-2012 Matérias

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