Carreira profissional: mercado privado

O Mercado privado trata-se do mundo corporativo/empresarial. Nessa matéria, veremos os principais aspectos que envolvem essa escolha. Saberemos mais sobre as formas mais comuns de ingressar no mercado, sobre as principais vantagens e desvantagens e sobre o perfil de profissional que é compatível com essa opção.

Formas de Ingresso:

  • Trainees – Processo de seleção, normalmente de grandes empresas, que é cobiçado por muitos. Costuma ser válido para os estudantes que estão prestes a formar até os que já se formaram há, no máximo, 2 ou 3 anos. Nesse período, os profissionais conhecerão diversas áreas da empresa e se familiarizarão com a elas, ocupando no fim, teoricamente, o lugar em que melhor se encaixam.

  • Efetivação de estagiários – Algumas empresas têm, como política, realizar a efetivação dos estagiários. Normalmente, ocorre com os estagiários que demonstram mais empenho, competência e possuem mais o perfil buscado pela organização. É uma maneira interessante de compor a equipe da empresa, tendo em vista que o nível de conhecimento interno e a confiabilidade que o estagiário possui já foram estabelecidos e testados.

  • Envios de currículo – Processos normais de seleção – Outra forma de ingressar em uma empresa é por meio da distribuição de currículos. As empresas costumam dar espaço para que profissionais interessados em trabalhar nelas enviem seus currículos. Quando há necessidade, esses currículos são analisados e, posteriormente selecionados, de acordo com a adequação à função disponível. Feito isso, os profissionais são convocados e, normalmente, passam por outras etapas como testes de língua estrangeira e lógica, dinâmicas de grupo, entrevistas, entre outros.

  • Indicação: É um meio eficiente de ingressar nas empresas, em que um profissional é indicado por alguém que tenha influência dentro do contexto. Infelizmente, não é um recurso com o qual todos possam contar. Pela dificuldade comum de se conseguir a primeira oportunidade, faz-se necessário utilizarmos, se possível, “estratégias” como essa. É justo que expliquemos que existem duas vertentes que envolvem as indicações.

Indicação por mérito

É feita pautada nos méritos de um profissional.

Exemplo: você trabalhou com uma pessoa que tem atributos interessantes e, de repente, em uma outra empresa surge a necessidade de contratação de um profissional com esse perfil. Por que não indicá-lo? Essa vertente é válida e, sendo praticada, pode contribuir tanto para os profissionais quanto para a empresa.

Indicação apenas por proximidade

A outra forma de indicação é que costuma fazer tangência ao nepotismo. Pessoas, valendo-se de seu grau elevado de influência, indicam outras que podem nem ter as competências necessárias para ocupar a vaga. Elas indicam apenas pela proximidade, sem pensar no bem comum da empresa.

Exemplo: você indica um parente seu, que não tem formação, competência ou habilidade nenhuma para assumir uma vaga que requer um conhecimento mais profundo sobre algo, simplesmente, pela proximidade que você tem com ele. Essa medida, certamente, é prejudicial à empresa.

Vantagens:

  • Possibilidade de participação nos lucros;
  • Possibilidade ampla de crescimento, atingindo altos padrões de salário;
  • Funções dinâmicas e estratégicas;
  • Vários benefícios extras oferecidos pelas empresas (plano de saúde, tickets refeição, entre outros).

Desvantagens:

  • Pressão constante;
  • Falta de estabilidade;
  • Necessidade constante de atingir metas;
  • Estresse e doenças ligadas ao emocional;
  • Falta de tempo para outras atividades.

Perfil mais comum de pessoas que seguem esse caminho:

  • Pessoas que buscam, constantemente, o crescimento profissional;
  • Gostam do meio empresarial e corporativista;
  • Almejam ganhar altíssimos salários;
  • Não priorizam estabilidade ou tranquilidade no estilo de vida, embora considerem relevantes tais aspectos;

Obs: Essas são apenas algumas características que podemos citar. Obviamente pessoas com esse mesmo perfil podem seguir outras carreiras, assim como pessoas de perfil diferente do citado podem seguir esse caminho.

Nessa empreitada em busca da inserção no mercado, é importantíssimo que você trabalhe seu marketing pessoal. Ciente dessa necessidade, o CPT – Centro de Produções Técnicas fez o curso “Sua Imagem, a Chave do Sucesso - Marketing Pessoal”, que busca ajudar os profissionais a se autoconstruírem e se tornarem mais atrativos aos olhos do mercado e dos empregadores.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

Victor Monteiro 31-01-2013 Matérias

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