Cabeamento estruturado: sala de telecomunicações

A sala de telecomunicações, também conhecida como armários de telecomunicações, tem como principal função abrigar as conexões cruzadas horizontais e os elementos...

Cabeamento estruturado: sala de telecomunicações   Artigos Cursos CPT


 A sala de telecomunicações, conhecida como armários de telecomunicações, tem como principal função receber o cabeamento de backfone e fazer a conexão com os cabos do cabeamento horizontal

A sala de telecomunicações, também conhecida como armários de telecomunicações, tem como principal função abrigar as conexões cruzadas horizontais e os elementos ativos, como os switches e as conexões passivas do sistema de voz entre os patch panels. “Ou seja, é ela que recebe o cabeamento de backfone e faz a conexão com os cabos do cabeamento horizontal, que irão servir as áreas de trabalho”, afirma Dr. Marcilio Bergami de Carvalho, professor do Curso a Distância CPT Cabeamento Estruturado.

Deve ser planejada uma sala de telecomunicações para cada andar de um edifício, por exemplo. Nunca deve ser utilizada uma sala de equipamentos para atender mais de um andar. Em casos especiais, pode ser aceito mais de uma sala de equipamentos em um andar. A norma EIA/TIA 569-A define, também, o projeto dessa sala.

A sala de telecomunicações deve atender alguns parâmetros, sendo as mais importantes:
- as conexões cruzadas ou interconexões devem ficar dentro destas salas;
- deverá existir, pelo menos, uma sala de telecomunicações para atender a cada pavimento do edifício;
- essa sala deve ser localizada o mais próximo possível do centro da área a ser atendida;
- deve ser planejado espaço para a sua expansão;
- se houver equipamentos ativos, a sala deve possuir controle de temperatura e possuir pontos de energia elétrica e aterramento em circuito próprio.

A sala de telecomunicações é considerada distinta da sala de equipamentos devido à natureza ou complexidade dos equipamentos que elas contêm. A sala de telecomunicações não deve abrigar equipamentos como os servidores, PABX e outros. Esta sala ou suas funções podem ser atendidas na sala de equipamentos, atendendo ao mesmo andar da sala de equipamentos, ou seja, no mesmo andar da sala de equipamentos, a sala de telecomunicações pode ser montada dentro dela, utilizando, inclusive, a mesma estrutura de racks ou armários.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


Conheça os Cursos a Distância CPT da área Redes de Computadores.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 31-07-2018 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.