Como montar e operar uma sorveteria?

Independentemente do sexo, idade ou escolaridade , a grande maioria das pessoas gostam e consomem produtos de uma sorveteria. Saiba como montar uma sorveteria

Independentemente do sexo, idade, escolaridade ou classe econômica, a grande maioria das pessoas gostam e consomem produtos de uma sorveteria

O sorvete é um produto de fácil fabricação e de baixo custo de produção, por isso, é um negócio atraente. O Brasil tem um grande potencial de aumento do consumo de sorvete, permitindo a entrada de novos empresários nesse setor, com grandes chances de sucesso.

Para abrir uma sorveteria, é necessário analisar o clima da região para montar o negócio de acordo. Por exemplo, se você mora em uma região onde o frio predomina na maior parte do ano, ou chove bastante, talvez seja interessante montar a sorveteria juntamente com outro negócio para suportar a sazonalidade na venda dos sorvetes e picolés, como sobremesas geladas, tortas, chocolate quente e café.

Antes de montar uma sorveteria, é importante analisar também o mercado local. Verifique onde estão outras sorveterias, escolas, teatros e condomínios residenciais e, a partir daí, observe como anda a concorrência do negócio, os produtos que são vendidos, suas estratégias de marketing, o atendimento e responda à seguinte pergunta: Você é capaz de oferecer mais ao seu cliente?

É importante lembrar sempre que a conconcorrência não se baseia apenas no preço, como também na qualidade do serviço prestado. Dessa maneira, ao montar a sua própria sorveteria, você poderia agregar serviços e se diferenciar dos concorrentes.

Outro fator de extrema importância é a escolha do ponto comercial. É necessário que você escolha um local com grande fluxo de pessoas, como, por exemplo, em bairros residenciais com escolas na vizinhança, ou então em shopping centers e galerias. Além disso, o espaço físico deve oferecer uma infraestrutura necessária para montar a sorveteria.

Para montar uma sorveteria pequena, a estrutura básica necessária seria:

-Área para atendimento com expositores, balcão e mesas;

-Estoque; vitrines;

-Banheiros;

-Caixa;

Os itens básicos seriam:

-Mesas e cadeiras;

-Balcão;

-Balança;

-Freezer para estoque;

-Freezers expositores;

-Expositor refrigerador de bebidas;

-Lixeiras;

-Caixa registradora;

-Computador, impressora, softwares;

-Mesa de coberturas quentes;

-Mesa de coberturas frias.

O CPT – Centro de Produções Técnicas possui o curso “Como Montar e Operar uma Sorveteria”. Este curso tem como objetivo ensinar como montar uma sorveteria, demonstrando como devem ser as instalações, quais os equipamentos necessários, boas práticas de fabricação e todas as etapas do processo de produção. Confira!

Paula Martins 15-10-2013 Oportunidades de Negócios

Deixe um Comentário

Comentários

Silvana Teixeira

16-07-2014

Olá, Odilon! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Leia o nosso artigo Sorveteria - 8 super dicas para o sucesso da sua empresa, no endereço eletrônico: http://www.cpt.com.br/cursos-pequenasempresas-comomontar/artigos/sorveteria-8-super-dicas-para-o-sucesso-da-sua-empresa. Ele, com certeza, poderá lhe ajudar na etapa de abertura da empresa. Atenciosamente,

odilon

15-07-2014

olá ,, estou pensando em montar uma pq sorveteria com baixo investimento . até porque estou cm pouca grana precizo de dicas vçs podem me ajudar? eu agradeço