Cabeamento estruturado: formas de instalação em um edifício

As formas de instalação em um edifício são: subterrânea, enterrada e aérea


Segundo explica o Prof. Dr. Marcilio Bergami de Carvalho, do Curso CPT Cabeamento Estruturado, a entrada do edifício, conhecida como "Entrance Facility", refere-se à área de transição onde se conectam os serviços das concessionárias de telefonia e provedores de serviços de dados com o sistema interno do edifício. Em outras palavras, é a interface entre a infraestrutura de cabeamento externa ao prédio e o sistema de cabeamento interno.


A entrada do edifício é composta por cabos, dispositivos de proteção, equipamentos de conexão e outros elementos essenciais para integrar as instalações externas ao sistema de cabeamento local.


A entrada deve estar situada em uma área que não esteja sujeita a umidade excessiva e o mais próxima possível da entrada principal do edifício. Existem três tipos principais para essa entrada:


Subterrânea:


A entrada do edifício subterrânea ocorre através de dutos instalados sob o piso, enterrados no solo. Este método apresenta características essenciais que devem ser consideradas desde o início da construção para assegurar a estética da fachada do prédio, bem como a manutenção e proteção dos cabos, impedindo a entrada de água e de roedores, e evitando umidade excessiva.

Enterrada:

A entrada do edifício do tipo enterrada envolve a instalação de cabos diretamente em valas no solo, que são depois cobertos. Essa abordagem preserva a estética do prédio, mas é mais vulnerável a danos mecânicos e acidentes.


Aérea:

Envolve a instalação de cabos vindos de um poste próximo ao prédio, que são fixados à fachada por meio de ancoramento. Além disso, um uso que tem se tornado bastante comum nesse tipo de entrada são as antenas de internet via rádio, geralmente instaladas no topo dos prédios. Essa configuração permite uma rápida instalação e pode ser uma solução eficaz para áreas onde a instalação subterrânea não é viável.


Este tipo de encaminhamento oferece facilidade de manutenção e é simples de instalar. No entanto, não contribui para a preservação da estética do prédio, nem permite a entrada de outro sistema no mesmo ponto.


Em geral, ao planejar a entrada do prédio durante sua construção, a opção preferencial é pela abordagem subterrânea, podendo esta ser combinada à abordagem aérea para a instalação de antenas no topo. O sistema subterrâneo é amplamente utilizado para dados de telefonia digital, pois além de preservar a fachada e a arquitetura do prédio, atende a todas as especificações necessárias para evitar problemas como entrada de água e outros inconvenientes.


Cabeamento estruturado: formas de instalação em um edifício

A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos de instações. O Curso CPT Cabeamento Estruturadooferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado,  desenvolvendo um negócio promissor e rentável!

Conheça agora os Cursos na Área Redes de Computadores.

Por: Thiago de Faria

Thiago de Faria Ribeiro 18-06-2024 Oportunidades de Negócios

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.