Quais são os melhores substratos para cultivar hortaliças na aquaponia?

Conheça os principais substratos para o cultivo de hortaliças na aquaponia


O sistema de Cultivo em Substrato (Media Filled Bed - MBT): Este sistema utiliza um leito de substrato para suportar as plantas. O substrato pode ser composto por diferentes materiais, como areia, fibra de coco, casca de pinus ou argila expandida. A água rica em nutrientes é percolada através do substrato, fornecendo às plantas os nutrientes de que necessitam, explica Thiago Archangelo Freato, professor do Curso CPT Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia.


A areia é um excelente substrato para o cultivo de hortaliças devido à sua inércia total. Possui uma capacidade de troca catiônica próxima de zero, o que significa que depende exclusivamente da adubação para fornecer nutrientes às plantas. Além disso, a areia favorece o enraizamento das plantas. Sendo possível desinfetá-la, ela mantém suas características ao longo dos anos, já que não se decompõe.

Na aquaponia, a areia pode ser indicada quando se utiliza o resíduo da piscicultura para fertirrigação. Entretanto, não é muito recomendada quando se deseja recircular a água, devido ao tamanho pequeno das partículas.

Quais são os melhores substratos para cultivar hortaliças na aquaponia?

A hidroponia em areia é o sistema que utiliza a areia como meio de cultivo, sendo que é através dela que as raízes recebem água e as soluções nutritivas balanceadas, via gotejamento”. A explicação é do agrônomo Luís Milner, proprietário da empresa piracicabana Chácara Catavento, que é pioneira na utilização dessa técnica no Brasil.

Fonte: <https://tudosobreplantas.wordpress.com/2011/08/01/nova-tecnica-utiliza-areia-nocultivo-hidroponico/>


A fibra de coco é vantajosa por manter a umidade das raízes das plantas por mais tempo, mas possui baixa capacidade de drenagem. Seu uso requer atenção devido a problemas como salinidade (cloreto de sódio), rápida deterioração e excessiva retenção de umidade, o que pode prejudicar a aeração das raízes. Por isso, é mais indicado utilizar a fibra de coco em misturas com outros substratos.


É recomendada onde há grande disponibilidade, pois resolve um problema para as indústrias de água de coco ou para quem comercializa o coco in natura. Além disso, é indicada em sistemas que utilizam o gotejamento por cima da planta.


A casca de pinus grossa é recomendada para o cultivo de plantas com raízes extremamente finas que não toleram excesso de água, como o mirtilo. Esse substrato proporciona uma relação ar/água maior, permitindo uma boa aeração das raízes. No entanto, é importante tratá-lo adequadamente, pois pode conter taninos e tende a acidificar conforme envelhece.


Na aquaponia, um dos substratos mais utilizados é a argila expandida. Este material é leve, promovendo uma ótima aderência das raízes, possui baixa compactação e uma maior capacidade de drenagem. Isso não apenas reduz a incidência de doenças, como fungos, mas também melhora as condições de crescimento das plantas.


Quais são os melhores substratos para cultivar hortaliças na aquaponia?

O CPT Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia é a melhor escolha para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por: Thiago de Faria

Thiago de Faria Ribeiro 17-05-2024 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.