A importância de uma empresa com propósito

Para uma empresa com propósito, bons resultados são possíveis com ações e projetos que favoreçam a sociedade

A importância de uma empresa com propósito

A empresa com propósito apresenta grande responsabilidade social. Para ela, bons resultados são possíveis com ações e projetos que favoreçam a sociedade. Como tem plena consciência social, ela percebe a importância do coletivo, que todos têm direito a um lugar ao sol, indiscriminadamente. Ela atende perfeitamente às necessidades do cliente e valoriza o funcionário, o que aumenta o engajamento de ambos.

Uma empresa com esse perfil investe em inovação de produtos e serviços - em benefício dos consumidores, assim como em treinamento - em prol do aprimoramento profissional dos colaboradores. Graças a ela, a comunidade consegue se desenvolver tanto social como economicamente. Entretanto, para que o propósito faça parte da rotina da empresa, é importante:

Descobrir a missão e os valores da organização


A ligação entre empresa e stakeholders (partes envolvidas voluntária ou involuntariamente com a corporação), facilita a descoberta da missão e dos valores da organização. Além disso, essa conexão ajuda na identificação das principais expectativas dos colaboradores, dos consumer insights (informações corretas sobre os clientes) e das reais necessidades do público-alvo.

Alinhar as categorias gerenciais


Assim que forem estruturadas as diretrizes da corporação - ou seja, diretivas, regulamentos e condutas da organização, as categorias gerenciais devem ser alinhadas. De que forma isso pode ser feito? Com campanhas de sensibilização e ações de comunicação relevantes, que aumentem o engajamento dos gestores em todos os níveis.

Fortalecer a cultura organizacional


O fortalecimento da cultura organizacional permite que o propósito seja incorporado nas condutas e nos comportamentos dos colaboradores da empresa. Não apenas os processos organizacionais devem seguir o propósito da companhia como também os produtos e serviços oferecidos aos clientes.

Colocar o propósito em prática


O setor de RH é responsável por colocar o propósito em prática. Para isso, é indispensável oferecer aos colaboradores treinamento, avaliar o desempenho de cada um e promover os que mais se destacam. Mas o propósito e os objetivos da corporação devem ser claros, objetivos e específicos para que sejam assimilados mais facilmente.

Conheça o Curso CPT a Distância e Online Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1.

Leia o artigo "Dicas para investir em empreendedorismo social."

Fonte: administradores.com.br

Andréa Oliveira 22-04-2019 Notícias

Faça já o Download Grátis

Download brinde Como Iniciar seu Negócio

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.