A empresa com propósito apresenta grande responsabilidade social. Para ela, bons resultados são possíveis com ações e projetos que favoreçam a sociedade. Como tem plena consciência social, ela percebe a importância do coletivo, que todos têm direito a um lugar ao sol, indiscriminadamente. Ela atende perfeitamente às necessidades do cliente e valoriza o funcionário, o que aumenta o engajamento de ambos.
Uma empresa com esse perfil investe em inovação de produtos e serviços - em benefício dos consumidores, assim como em treinamento - em prol do aprimoramento profissional dos colaboradores. Graças a ela, a comunidade consegue se desenvolver tanto social como economicamente. Entretanto, para que o propósito faça parte da rotina da empresa, é importante:
Descobrir a missão e os valores da organização
A ligação entre empresa e stakeholders (partes envolvidas voluntária ou involuntariamente com a corporação), facilita a descoberta da missão e dos valores da organização. Além disso, essa conexão ajuda na identificação das principais expectativas dos colaboradores, dos consumer insights (informações corretas sobre os clientes) e das reais necessidades do público-alvo.
Alinhar as categorias gerenciais
Assim que forem estruturadas as diretrizes da corporação - ou seja, diretivas, regulamentos e condutas da organização, as categorias gerenciais devem ser alinhadas. De que forma isso pode ser feito? Com campanhas de sensibilização e ações de comunicação relevantes, que aumentem o engajamento dos gestores em todos os níveis.
Fortalecer a cultura organizacional
O fortalecimento da cultura organizacional permite que o propósito seja incorporado nas condutas e nos comportamentos dos colaboradores da empresa. Não apenas os processos organizacionais devem seguir o propósito da companhia como também os produtos e serviços oferecidos aos clientes.
Colocar o propósito em prática
O setor de RH é responsável por colocar o propósito em prática. Para isso, é indispensável oferecer aos colaboradores treinamento, avaliar o desempenho de cada um e promover os que mais se destacam. Mas o propósito e os objetivos da corporação devem ser claros, objetivos e específicos para que sejam assimilados mais facilmente.
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Fonte: administradores.com.br
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