Experimente a desconexão

Sinto falta da época em que conversávamos nas praças públicas, nas calçadas. Às vezes, até penso que parece que os filmes estavam certos e que agora somos robôs retirados das cenas futuristas. Contudo, como nossos antepassados, estamos de novo em volta das fogueiras, mas agora elas são digitais, e todos nós temos algo a dizer.

Você consegue ficar sem se conectar 30 minutos por dia? É capaz de almoçar sem olhar uma única vez o celular? Consegue ver os detalhes da vida sem precisar fotografar e somente guardar as boas lembranças na alma?

Sim, sou um apaixonado pela democracia das redes sociais. Adoro a tecnologia e tudo o que podemos fazer com ela. Entretanto, agora eu quero dar a você um conselho muito sério: Desconecte-se!

Aproveite que estamos no fim do ano, momento de reflexão e de alguns dias de descanso, para desligar seus aparelhinhos e ser mais social na vida real. Evite ser levado pela maré brava da informação. Seu cérebro precisa disso. Cientistas da Universidade da Califórnia provaram que alguns dias sem conexão são necessários para incubar e disparar o processo criativo.

Toda tecnologia perde o sentido se não proporcionar mais contato humano. Desconecte-se para pensar em sua carreira neste fantástico momento de mudança global. Fique off-line por alguns momentos do dia para ter novas visões, influenciar mudanças, criar novos conceitos de negócios, produtos, serviços e experiências.

Amanhã ou daqui a pouco, desconecte-se e vá escutar o canto dos pássaros, a poesia das ruas, o burburinho do escritório. Vá beijar e abraçar quem você ama, vá sentir o vento em seu rosto, o sol em sua pele, conhecer mais pessoas na vida real, reencontrar amigos. Vá abraçar as árvores. Você também não sabe por quanto tempo ainda vai pode encontrá-las.

Viver na rede é fantástico, mas jamais podemos nos esquecer de que somos seres sociais. Nosso maior desafio hoje é equilibrar a vida real e a vida digital. Viva a vida e celebre o mundo.

Gil Giardelli é autor do livro "Você é o que você compartilha" (Editora Gente), e especialista no Mundo.com, com quase duas décadas de experiência no universo digital. Web-ativista, é também professor nos cursos de Pós-Graduação e MBA do Miami Ad School e do Centro de Inovação e Criatividade (CIC) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, e da FIA-LABFIN/PROVAR em São Paulo.

Victor Monteiro 13-12-2012 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.