Entrevista de emprego - prepare-se para perguntas inusitadas

Em entrevistas de emprego, algumas perguntas são elaboradas para avaliar como o entrevistado age sob pressão e lida com suas emoções

Em entrevistas de emprego, algumas perguntas são elaboradas para avaliar como o entrevistado age sob pressão e lida com suas emoções


Atualmente o mercado de trabalho está saturado e só absorve profissionais bem capacitados, inovadores e criativos. Não é ao acaso que muitos recrutadores planejam perguntas inusitadas para os candidatos. Portanto, preparar-se para isso é um passo adiante para conseguir a vaga de emprego.

Confira abaixo questões feitas por entrevistadores do Brasil e do exterior, muitas delas beirando o absurdo. Mas na verdade, elas são elaboradas para avaliar como o entrevistado age sob pressão e lida com suas emoções.

Portanto, prepare-se para perguntas inusitadas e aumente suas chances de conquistar a tão almejada vaga.

->Resolva o dilema do guarda-chuva.

Você precisa pegar o avião para São Paulo, mas quer saber se deve levar o guarda-chuva. Imediatamente, você liga para três amigos e pergunta se chove no momento. Cada um deles tem duas chances em três de te dizer a verdade e uma de mentir. Todos dizem para você: “sim, está chovendo”. Qual é a probabilidade real de estar chovendo em São Paulo?

Um dos objetivos do dilema do guarda-chuva é testar a habilidade de tomar decisões em situações conflitantes ou imprevisíveis.

->Se tivesse poderes sobre-humanos o que você faria?
 
A pergunta testa as tendências comportamentais do candidato, como segurança, visão e capacidade de ação.

->Qual questão que você não gostaria que eu fizesse nesse momento?

Na verdade, o objetivo dessa pergunta é avaliar qual o potencial de autoavaliação do candidato e a relevância de sua resposta.
 
->O que você espera de sua carreira e desse cargo ao qual está concorrendo?

Questão bem difícil de ser respondida, pois muitos não fazem ideia do que realmente querem.
Não adianta agradar o entrevistador com respostas óbvias. É preferível ser sincero e mostrar autenticidade na argumentação.

->O que você jamais faria novamente?

O propósito dessa pergunta é avaliar a postura profissional do candidato, além de induzir a pessoa a falar sobre seus fracassos. Nesse caso, mostre ao recrutador como você lidaria com isso se fosse hoje.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: G1 e Exame Abril.

Andréa Oliveira 16-04-2016 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.