Quais os 3 Cs para uma inovação aberta?

Quando começamos a nossa jornada com determinação e convicção, criamos bons relacionamentos e passamos confiança para as pessoas

Quais os 3 Cs para uma inovação aberta?

Em 2003, Henry Chesbrough criou o termo inovação aberta. Embora sua criação não seja recente, muitos empreendedores desconhecem o seu conceito. Entretanto, há uma forma bastante didática para entendermos algo tão presente no mundo dos negócios. Nós estamos nos referindo aos 3 Cs, que significam começar, conectar e confiar.

Começar


Independentemente da forma e dos meios utilizados, o mais importante é começar. Quando saímos da estagnação, damos um passo crucial rumo ao sucesso. Entretanto, devemos seguir um planejamento, mas não à risca. Ele deve sofrer adaptações e ser realinhado, quando necessário, para gerar melhores resultados. Todos os dias, devemos agir, com base nessas estratégias, para que nossos objetivos sejam alcançados.

Ao longo da jornada, pode surgir algo fora do planejamento, mas devemos nos focar em tudo o que é relevante para fazer a diferença. Nesse caminho, descobertas serão feitas, incluindo as pessoais – todas igualmente valiosas em busca da inovação aberta.

Conectar


Devemos nos relacionar com pessoas físicas e jurídicas e ampliar nossas conexões para que conheçamos o maior número de pessoas possível. Isso é fundamental para quem busca a inovação aberta. Devemos cultivar bons relacionamentos com pessoas dentro e fora da empresa até encontrarmos a conexão certa. O caminho é longo, mas pleno de possibilidades até que consigamos o tão almejado sucesso.

Para construirmos relacionamentos de sucesso, devemos ser pacientes, inteligentes, intuitivos. Certamente, no caminho, encontraremos pessoas com interesses em comum. Entretanto, devemos respeitar as diferenças e compartilhar o melhor de nós mesmos com cada um de nossos contatos.

Confiar


Quando ganhamos a confiança das pessoas, acabam-se os atritos. Igualmente importante é confiarmos em nós mesmos e nas pessoas com quem nos relacionamos. Essa confiança deve ser recíproca para que possamos abrir portas e construir pontes. Ao sermos confiantes e passarmos confiança, atraímos e inspiramos as pessoas. Para isso, devemos dar o primeiro passo, de coração aberto, sempre enxergando o lado bom de tudo e de todos.

Dessa forma, ainda que aconteçam problemas, nós o enfrentaremos com otimismo e resiliência. Além disso, devemos ser honestos e transparentes na forma como os conduzimos. Assim estaremos fazendo além do que os outros estão fazendo. Este é um dos caminhos para a inovação aberta.

Quando começamos a nossa jornada com determinação e convicção, criamos bons relacionamentos, além de confiarmos mais em nós mesmos e passarmos confiança para as pessoas. Com o passar do tempo, todo nosso esforço valerá a pena.

Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Empreendedorismo e Inovação

Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores

Como Administrar Pequenas Empresas

Fonte: endeavor.org.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 19-10-2021 Artigos

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Panorama Geral do Empreendedorismo

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.