Como utilizar a internet de forma correta na hora de procurar emprego

Sergio Ricardo Rocha, o Dr. Vendas, explica como a internet pode ser uma aliada quando se procura um novo trabalho e como o coaching pode ajudar nessa hora.

Sergio Ricardo Rocha, o Dr. Vendas, explica como a internet pode ser uma aliada quando se procura um novo trabalho e como o coaching pode ajudar nessa hora.

A internet é uma ferramenta que permite contato com muitas pessoas e empresas em curto espaço de tempo, mas, ao mesmo tempo em que possibilita essas comodidades, ela também gera impessoalidade e frieza nas relações humanas. Ou seja, as pessoas acabam sendo avaliadas pelo que escreveram em poucas palavras e perdem a oportunidade de se apresentarem pessoalmente, para mostrar o seu carisma, seriedade e demais atributos.

“Quando o profissional encaminha um currículo para uma empresa, ele está enviando uma espécie de panfleto vendedor do seu perfil profissional. É por meio desse currículo que ele poderá ser escolhido, entre centenas de outras pessoas” explica Sergio Ricardo Rocha, mais conhecido como Dr. Vendas, palestrante e atuante em consultoria empresarial e coaching. Para isso, o ideal é fazer um currículo “super vendedor”, em que sejam identificados as principais competências, habilidades, talentos e valores do profissional em questão. Depois, é importante focar em uma vaga que se enquadre no perfil do indivíduo, - destacando o motivo de como ele poderá atender da melhor forma possível às necessidades da vaga.

Essa é a hora do coach (profissional de coaching) agir: a hora de montar o currículo perfeito e descobrir quais são os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados do coachee (cliente). Hoje, cerca de 80% dos currículos recebidos por uma empresa por meio dos sites de emprego estão fora do perfil buscado. “Esse grande percentual é fruto da estratégia de fazer um currículo só e encaminhar para todas as vagas disponíveis, e isso reduz demais as chances de qualquer um” exalta Rocha.

Assim como existem várias pessoas buscando emprego, existem também um grande número de empresas que procuram profissionais que possam agregar valor ao seu dia a dia. “O investimento na contratação e treinamento de um profissional é muito grande, então as empresas buscam reduzir as chances de errarem. Elas buscam por candidatos que possam entregar resultados positivos, caso sejam contratados. É preciso mostrar o porquê que você deve ser contratado” observa.

Segundo o especialista, a pior forma de buscar emprego pela internet é fazer um currículo padrão, sem foco nas competências, sem apresentar casos de sucesso e enviar para vários tipos de vagas diferentes. Desta forma, qualquer profissional terá dificuldades em atender às necessidades específicas de uma determinada vaga. “É preciso fazer currículos específicos. Mostrar para a empresa que você realmente deseja trabalhar lá e que as funções que ela disponibiliza podem ser amplamente preenchidas por você. E, caso haja dificuldade em montar esse currículo – que, ao mesmo tempo precisa ser conciso e esclarecedor – o coach pode ser um auxílio importante”, conclui Dr Vendas.

Fonte: Toda Comunicação

Paula Martins 24-10-2013 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.