Ponto Comercial é uma das estratégias de sucesso para a abertura de franquia

Na hora de abrir um negócio, inevitavelmente, uma série de dúvidas vem à cabeça. E, o ponto comercial, certamente, é uma delas.

A localização estratégica é um fator fundamental para o sucesso de uma franquia.

Na hora de abrir um negócio, inevitavelmente, uma série de dúvidas vem à cabeça. E, o ponto comercial, certamente, é uma delas. Afinal, a localização estratégica é um dos fatores determinantes para o sucesso inicial de uma franquia.

Segundo Danny Kabiljo, antes de investir é necessário que a pessoa avalie minuciosamente o ponto comercial. “A escolha certa do local compreende 50% do sucesso do negócio. Localizar-se próximo a ruas movimentadas, com escritórios, faculdades, terminais rodoviários, metrôs, bancos, hospitais ou shopping centers, por exemplo, é uma grande vantagem para quem está começando”, esclarece o executivo.

O primeiro passo quanto à localização é fazer uma análise detalhada onde se pretende atuar. Uma pesquisa sócio-econômica da região, do fluxo de pessoas, da atuação da concorrência e dos custos operacionais, como alugueis, reformas ou compra de um imóvel é fundamental para se ter uma ideia do resultado que vai ter o seu negócio. É essencial também buscar informações sobre o público que frequenta e mora no local e, se possível, identificar a renda das pessoas, o comportamento de compra e a frequência de consumo.

Outro fator que merece atenção é a atuação da concorrência. “Muitas vezes ela é vista como algo ameaçador. No entanto, há casos em que, estar próximo ao concorrente é essencial para o empreendimento, sobretudo, quando há um público segmentado para determinado produto ou serviço”, ressalta Kabiljo.

Após toda a análise realizada, chega a vez de decidir quanto à locação ou compra do ponto comercial. Afinal, qual a melhor alternativa para o negócio? Segundo especialistas, tudo depende de cada caso e não há uma resposta única para todas as situações. Se o indivíduo optar por comprar o ponto, terá como vantagem uma redução com gastos operacionais, além do potencial de valorização do imóvel. Por outro lado, a opção pelo aluguel permite maior flexibilidade para mudar de imóvel.

Nos casos de locação, é essencial que o indivíduo esteja atento quanto ao contrato e sua continuidade, principalmente, se ele tem uma atividade próspera e se sua clientela é fiel. Segundo a Lei das Locações, o contrato, se firmado por no mínimo, cinco anos, dá ao locatário o direito de promover a ação renovatória da locação, caso o locador não queira renová-lo.

Além de todos estes aspectos, cabe destacar a padronização da rede de franquias. Quem trabalha neste setor, precisa entender que, tanto os serviços quanto a personalização da marca, devem ser constantes. Isto porque o cliente se identifica com a marca, esteja ela em São Paulo ou na Bahia.

Kabiljo, que atua num dos segmentos que mais crescem no Brasil – o de beleza e estética – analisou minuciosamente todas essas variáveis antes de investir no próprio negócio. Hoje, à frente da rede VIVA Spa Tecnológico, o executivo afirma que a escolha do ponto comercial foi um dos fatores determinantes para o empreendimento. “Priorizamos localizações onde realmente está nosso público alvo, que são as classes B e C, as que mais impulsionam o segmento de beleza no país”, afirma.

A rede de franquias tem o compromisso de democratizar os serviços estéticos já oferecidos no mercado, levando a todos, a oportunidade de cuidar da saúde e da beleza. “Estamos expandindo a rede em todo o Brasil e levando um conceito inovador em estética. Além disso, nossos franqueados estão tendo a oportunidade de investirem em um negócio cada vez mais promissor e de serem os primeiros a atuarem em suas regiões”, afirma.

O VIVA Spa Tecnológico oferece suporte total ao franqueado, por meio de parcerias e os melhores treinamentos do mercado. Hoje, a rede conta com duas unidades próprias em São Paulo, localizadas nas regiões de Higienópolis e Chácara Santo Antônio. Recentemente, inaugurou uma loja em Jaboticabal (SP) e existem mais cinco unidades em fase de inauguração – 01 em Jundiaí (SP), 01 em Brasília (DF), 01 em Belo Horizonte (MG), 01 no Rio de Janeiro (RJ) e 01 em Itabuna (BA).

Para Kabiljo, montar o próprio negócio é um desafio e, o ponto comercial, com certeza, faz parte disso. “O importante é que o indivíduo não se precipite, e seja persistente nessa empreitada”, recomenda.

Fonte: Dezoito Com

Paula Martins 04-11-2013 Notícias

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