Funcionários faltam menos em empresas que oferecem benefício em medicamento

Grandes empresas do país oferecem subsídio para compra de remédios aos seus funcionários.

Empresa que subsidia remédios reduz número de faltas entre os empregados

Grandes empresas do país oferecem subsídio para compra de remédios aos seus funcionários. Muito comum em países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, essa prática começa a se difundir por aqui. No Brasil, já são mais de dois milhões de empregados que recebem esse auxílio das empresas, aponta a PBMA – Associação Brasileira das Empresas Operadoras de PBM (Programa de Benefício em Medicamentos). Mas, o que as empresas ganham com isso?

Para Pierre Schindler, diretor da PBMA, uma das principais vantagens para a empresa é a redução do absenteísmo entre os funcionários. “Há muitos casos em que o empregado passa por consulta médica, faz todos os exames necessários, tem o problema diagnosticado e o tratamento prescrito pelo médico. Mas não consegue segui-lo porque não dispõe de dinheiro para comprar os remédios até a conclusão do tratamento. Depois, o problema retorna e o empregado, então, volta também a faltar”, diz Shindler.

De acordo com levantamento realizado por uma associada da PBMA, funcionários de uma empresa brasileira de telecomunicação que foram vacinados com um antigripal, entre maio e junho de 2012, reduziram o número das visitas ao pronto-socorro em 6,4% no segundo semestre do mesmo ano, em comparação com o primeiro. E, após o inverno, o absenteísmo entre eles foi 57% menor do que o registrado pelos funcionários que não foram vacinados.

Com o PBM, este acesso da população aos medicamentos é facilitado. “Hoje, as principais redes de farmácias do país participam desse programa”, conta o diretor. Levantamento realizado pela PBMA indica que as empresas nacionais subsidiam, em média, cerca de 50% do valor do remédio. O benefício pode vir, por exemplo, descontado da folha de pagamento do funcionário. “Mas existem outras opções. O RH das empresas pode escolher qual a mais adequada.”

A expectativa da PBMA é de que num prazo de até cinco anos o número de empregados beneficiados com o subsídio de medicamentos chegue a 20 milhões no Brasil.

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada

Paula Martins 05-11-2013 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.