Como deve ser o comportamento de um motorista particular?

O motorista particular deve saber a melhor maneira de se comportar perante as diversas situções do dia a dia.

O motorista particular deve saber a melhor maneira de se comportar perante as diversas situções do dia a dia

Rotas, Itinerários e Vias de trânsito

O motorista deve conhecer bem as possíveis rotas alternativas para variar o trajeto em casos de perigo ou necessidade. Até bem pouco devia se lembrar da importância de ter sempre a disposição mapas da cidade e mapas rodoviários, para que pudesse recorrer a eles em casos de necessidade. Hoje, o GPS facilita bastante a vida dos motoristas, passando ainda mais credibilidade e segurança ao seu passageiro. Acompanhar o desenvolvimento é essencial.

Além de conhecer bem as rotas e vias de trânsito, é importante que o motorista particular também conheça e cumpra algumas  normas básicas de civilidade e educação no trânsito, que contribuem, sem dúvida alguma, para um trânsito mais seguro e tranquilo.

Assim, ao dirigir, o motorista particular deve adotar os seguintes procedimentos:

-Só buzine em caso de extrema necessidade;

-Respeite a vez de quem aguarda uma vaga para estacionar;

-Ao estacionar, não ocupe duas vagas. Saiba posicionar bem o seu carro para que outro carro também possa estacionar.

-Em dias de chuva, procure desviar das poças d’água, para não atingir eventuais pedestres com banhos de água suja.

-Espere, com educação, que o pedestre termine de atravessar a rua.

-Abra caminho para ambulâncias, carros de bombeiros e de polícia.

-Não jogue lixo pela janela. Mantenha um recipiente para isso dentro do carro

Cuidados especiais com idosos e crianças

O embarque, desembarque e condução de idosos e crianças exigem atenção especial do motorista particular. Os idosos merecem cuidado e atenção em razão da fragilidade física geralmente apresentada pelas pessoas mais velhas, por isso, na maioria das vezes, eles têm dificuldade de entrar e sair do veículo e devem ser ajudados pelo motorista particular.

O motorista deve oferecer a mão ou deixar que o idoso apoie-se em seu braço para entrar no veículo. Somente após o idoso estar devidamente acomodado é que o motorista deverá fechar a porta, com todo cuidado.

Durante o trajeto, o motorista deve respeitar os limites de velocidade, não fazer curvas muito acentuadas e evitar o máximo possível os buracos para não provocar solavancos, uma vez que, em situações como essas, os idosos costumam sentir grande desconforto. Pessoas idosas geralmente gostam de conversar durante o trajeto. É importante que o motorista saiba conciliar a atenção que deve ser dada ao passageiro idoso, com os cuidados que deve ter no trânsito, não deixando que a conversa tire sua atenção.

Se, por um lado, os idosos precisam de atenção especial em razão de sua fragilidade e lentidão de movimentos, as crianças, por seu turno, também merecem atenção especial, mas, por razões opostas, ou seja, por sua hiperatividade e dificuldade em obedecer e ficar quieta. É importante observar que o transporte de crianças no trânsito é regulado por lei.

Para crianças pequenas, é necessário o uso de cadeirinhas especiais, que devem ser adotadas de acordo com a idade da criança, da seguinte forma:

-Crianças de até um ano devem usar cadeirinhas do tipo “bebê conforto”, que devem ser colocadas voltadas para o vidro traseiro do carro e de costas para o motorista, na posição horizontal.

-Crianças entre um e quatro anos, devem utilizar cadeiras de segurança, voltadas para a frente do veículo, na posição vertical.

-Crianças entre quatro e sete anos e meio devem utilizar assento de elevação, do tipo booster, com a utilização de cinto de segurança de três pontos.

-Crianças entre sete anos e meio até dez anos podem sentar no banco traseiro do veículo, utilizando sempre o cinto de segurança de três pontos, de forma que fique com a coluna reta e bem encostada no banco.

Passageiros portadores de necessidades especiais

Dentro dos padrões internacionais de conceito e definição de pessoa portadora de deficiência, podemos dizer que deficiente é todo indivíduo que apresenta algum tipo de restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limitam a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida cotidiana.

A deficiência pode ser congênita ou adquirida. No primeiro caso, temos as deficiências decorrentes da concepção, gravidez ou parto, enquanto, no segundo caso, temos aquelas adquiridas ao longo da vida, através de acidentes, traumas ou qualquer outra experiência capaz de gerar algum tipo de deficiência.

A regra geral é que a deficiência física compromete o aparelho locomotor, enquanto a deficiência sensorial compromete a capacidade auditiva e visual. Já a deficiência mental diz respeito ao desenvolvimento incompleto ou atrasado da inteligência, causando dificuldades de aprendizagem ou compreensão, ou ainda problemas de fala.

Como ajudar?

Uma pessoa que tem medo de dizer alguma coisa "errada" a uma pessoa deficiente pode até evitar uma comunicação. Esse mal-estar pode ser evitado se pessoas deficientes e não deficientes se virem e interagirem mais frequentemente no trabalho e na sociedade.

Grande parte desse mal-estar é causado pela falta de informação a respeito da deficiência. Já que muitas pessoas não deficientes (e mesmo alguns deficientes) não estão conscientes das implicações da deficiência, é importante que todos sejam pacientes e mantenham abertas as comunicações.

Quando alguém age de maneira inadequada, é bom lembrar que todo mundo comete erros de vez em quando, e tentar lidar com a situação com humor e delicadeza. Aceite o fato de que a deficiência existe.

Não tomar conhecimento de uma deficiência é o mesmo que não tomar conhecimento do sexo ou da altura de alguém. Mas fazer perguntas pessoais a respeito da deficiência seria impertinente, enquanto não houver um relacionamento mais próximo, que torne mais natural esse tipo de pergunta. Trate a pessoa deficiente como uma pessoa saudável. Quando alguém tem uma limitação funcional, isso não quer dizer que a pessoa seja doente. Algumas deficiências não trazem problema de saúde.

Em alguns casos, a pessoa deficiente pode reagir às situações de um modo não convencional, ou, ainda, pode dar a impressão de que não está tomando conhecimento da sua presença. Lembre-se de que ela pode não ouvir bem, ou ter outra deficiência que afete os movimentos ou dificulte o contato.

Fale sempre diretamente com a pessoa deficiente, não com terceiros, por exemplo, um acompanhante ou um intérprete. Ao caminhar ao lado de uma pessoa usando bengala ou muletas, procure acompanhar seu ritmo.

Ofereça ajuda, se quiser, mas espere que seu oferecimento seja aceito, antes de ajudar. Se a pessoa precisar de ajuda, vai aceitar sua oferta e explicar exatamente o que você deve fazer para ser útil a ela. A seguir, vamos ver algumas situações em que você pode se deparar com uma pessoa portadora de deficiência e como fazer para ajudá-la em cada situação específica.

Continue acompanhando o curso nas seguintes publicações:

-Conheça os deveres e responsabilidades do motorista particular

-Como fazer uma segurança preventiva?

-Mantendo e conservando o veículo

Paula Martins 29-08-2013 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

MARCELO ADRIANO DE OLIVEIRA

10-02-2020

Boa noite Gostaria de mais informações sobre estes cursos pois irei iniciar minha carreira de motorista particular na próxima Quarta feira. Já trabalhei como motorista executivo ,mas para família vai ser um novo desafio.

Resposta do Emprego e Renda

06-10-2021

Olá, MARCELO! Como vai?   

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos! 

Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. 

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Andreacutea Oliveira

13-04-2015

Olá, Adriano! Em breve, nossas atendentes entrarão em contato com informações. Agradecemos a visita! Atte. Andréa Oliveira.

adriano gomes de oliveira

11-04-2015

busca fazer um curso motorista particular executivo locação veiculos clássicos limosines