Como Montar uma Fábrica de Pão de Queijo

O pão de queijo é um produto típico de Minas Gerais e ganhou espaço em todo o país. A fabricação desse quitute se limitava a receitas caseiras e as

O pão de queijo é um produto típico de Minas Gerais e ganhou espaço em todo o país. A fabricação desse quitute se limitava a receitas caseiras e as padarias, porém, com a expansão da fabricação de produtos congelados, o pão de queijo ganha apreciadores até mesmo no exterior, sendo produzido em longa escala por algumas grandes indústrias.

Com essa crescente apreciação, a comercialização do pão de queijo pode se tornar uma boa fonte de renda, mas para isso é preciso manter a qualidade, fato que requer metodologias adequadas. Para a sua fabricação é necessário estar consciente da qualidade dos ingredientes, além dos equipamentos necessários, disposição, fluxograma, enfim, todas as necessidades para que se tenha uma boa perspectiva de produção.


Instalações


A primeira medida a ser tomada por uma empresa do ramo alimentício é definir alguns aspectos na infra-estrutura do local. É de extrema importância a disponibilidade de rede de água e esgoto, energia, vias de transporte e sistema de comunicação. A água da região onde a fábrica for instalada deve estar dentro das especificações desejáveis ao processamento.

Depois de definido o local, é preciso estabelecer a montagem da empresa. O tamanho da área, que não precisa ser muito grande, varia de acordo com a capacidade de produção desejada. Os equipamentos devem ser colocados de forma que não prejudique o andamento e a passagem das pessoas no local.

O ambiente de produção deve ser montado de acordo com a seqüência de utilização para que o trânsito de pessoas seja o menor possível. Dessa forma, o andamento será maior, mais ágil e mais organizado.

O piso e a parede, como em outras indústrias alimentícias, devem ser de material lavável, de preferência em cor branca para facilitar a limpeza e proporcionar um maior aspecto de higiene. A parte da parede que não for azulejada deve receber aplicação de antimofo. Convém que ao lado de cada aparelho tenha um ralo para que a água não fique empoçada, porém ele deve ser do tipo que abre e fecha para evitar a entrada de insetos no ambiente.


Ingredientes

  • Polvilho
  • Queijo
  • Água
  • Lipídeos
  • Sal
  • Leite
  • Ovos

Equipamentos

A montagem de uma fábrica de pão de queijo deve contar com os seguintes aparelhos:

  • Escaldador: facilita o processo de escaldamento. A máquina recebe o polvilho peneirado, o liquido de escaldamento e promove uma mistura homogênea.
  • Amassadeiras: são utilizadas para misturar o polvilho escaldado com os demais ingredientes da massa para que se tenha uma mistura encorpada.
  • Dosadores: Cortam a massa em tamanho e peso desejado, sendo possível o uso de matrizes. Sendo tamanho aperitivo (15g), tradicional (25g) e lanche (65g).
  • Câmaras ou túneis de congelamento: congelam o pão de queijo utilizando ar ou fluidos criogênicos. São pouco utilizados pelos pequenos e médios fabricantes devido ao elevado preço para aquisição e manutenção.
  • Seladoras: esse equipamento é responsável pelo empacotamento do produto.
  • Fornos: a escolha dessa máquina depende do modo de comercialização do produto. Caso o pão de queijo seja comercializado assado, o forno deve ser escolhido de acordo com a quantidade de assamento/hora. No caso do quitute ser comercializado congelado, o ideal é um forno pequeno somente para suprir a necessidade de analises de controle de qualidade.

Além dos equipamentos básicos necessários, o empreendedor deve preparar o maquinário de apoio.

  • Balanças: fundamentais para a dosagem dos ingredientes.
  • Fogões industriais: práticas complementares.
  • Refrigeradores, câmaras frias, freezers: depósito de ingredientes e aditivos perecíveis, além de estocagem dos produtos prontos.


Higienização

A maioria dos problemas nas indústrias alimentícias são causadas por insetos, roedores e pássaros que se alimentam dos resíduos no chão e nos equipamentos que não foram adequadamente limpos. Por isso, é de fundamental importância uma boa higienização do setor de produção, além dos banheiros e vestiários. O local deve ser limpo de maneira adequada e os funcionários devem ter perfeita higiene. Esses cuidados são fundamentais para manter a qualidade do produto processado e devem ser feitos diariamente e, nas outras dependências, semanalmente.

Os equipamentos, utensílios e bancadas devem passar por uma pré-lavagem com água fria ou morna para que o os resíduos se amoleçam. Tenha cuidado para não usar água contaminada. A segunda etapa é a lavagem com detergente, que deve ser feita com auxilio de esponjas e escovas para que haja remoção completa da sujeira. Enxágüe com cuidado para a posterior sanitização, com o objetivo de eliminar os microorganismos. Os pisos e paredes seguem o mesmo esquema acima. A água do piso deve ser muito bem escoada para que o piso seque rapidamente e não cause foco de contaminação.

O funcionários do setor de produção devem sempre manter as mãos higienizadas, as unhas curtas, cabelos presos, não usarem adornos, não fumar ou comer na área de produção, trocar o uniforme completo diariamente.

Com as medidas de higienização seguidas rigorosamente, o risco de contaminação da produção manterá a qualidade dos produtos oferecidos, além da maior duração nas prateleiras.

 

Rotinas do processamento

Pesar os ingredientes

Escaldar o polvilho com liquido fervente

Esperar esfriar

Misturar os demais ingredientes até o ponto ótimo

Formar os quitutes no tamanho e peso desejado

Congelar

Embalar

 

 

Emprego e Renda 05-03-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.