Como produzir doces em barra

O doce em barra é o produto final do cozimento das frutas até a consistência sólida. Esse processo é fácil e prático, mas exige muito cuidado para

O doce em barra é o produto final do cozimento das frutas até a consistência sólida. Esse processo é fácil e prático, mas exige muito cuidado para que tenham boa qualidade.

A produção de doce em barra é ideal para os pequenos produtores rurais por agregarem valor à produção e também para diminuir o desperdício das frutas que não podem ser comercializadas in natura. Porém, além do produtor, essa também é uma atividade para quem vive nos centros urbanos e deseja complementar a renda no final do mês.

O sucesso da produção de doce em barra, também conhecido por doce em pasta, depende principalmente na matéria-prima utilizada e do processamento adequado.

 

 


O doce

Para a fabricação dos doces, as frutas devem estar no ponto de maturação, pois nessa fase o sabor, a cor e o aroma estão no ponto, mais enriquecidas de açúcar e pectina. As frutas muito maduras perdem esses componentes, além de serem mais sensíveis à contaminação.

O doce em barra é obtido pela geleificação da massa, o que é obtido por meio da combinação da ação da pectina, ácido da fruta e açúcar na presença de calor.

  • Pectina: é uma substância encontrada na polpa das frutas. Responsável pelo ponto de corte da geleificação. Combinada com açúcar, sais minerais e ácidos forma uma espécie de gelatina.
  • Ácido das frutas: é também peça fundamental na produção dos doces e para a precipitação da pectina, dando o formato de barra. Quando a fruta não apresenta quantidade satisfatória de ácido é preciso acrescentá-lo no processo de preparação.
  • Açúcar: é outro elemento que ajuda na forma do doce e, além de agir em conjunto com o ácido para que a pectina tome forme de geléia, tem papel de conservante evitando a deterioração precoce do produto.

Embalagens

As embalagens possuem a função de proteger os alimentos. Elas devem proporcionar condições para que o produto não seja danificado, química, física ou biologicamente, desde o seu acondicionamento até o consumo.

O material escolhido deve ser compatível com o alimento, no nosso caso, os doces, evitando a transmissão de odores e sabores indesejados.

  • Embalagens flexíveis: no caso dos doces em barra, o mais comum é o uso de embalagens flexíveis. Elas são feitas de polietileno de baixa densidade, polipropileno ou celofane. Atenção: antes de optar por uma embalagem observe sua toxidade, odor, permeabilidade, resistência.

Não é permitido o uso de embalagens recicladas para acondicionamento dos doces em barra.

 


Normas de higiene

Todo o empreendimento do ramo alimentício precisa ter exímio cuidado com a higiene para evitar a transmissão de microorganismo para o alimento. Os utensílios usados devem ser limpos de maneira correta, o ambiente onde serão fabricados os doces deve seguir regras sanitárias e, principalmente, os manipuladores de alimentos devem gozar de perfeita higiene.

Toda pessoa que trabalha na área de manipulação de alimentos deve manter rigorosa higiene pessoal.

  • Unhas sempre aparadas e limpas.
  • Não usar adornos, como anéis, pulseiras e relógios.
  • Cabelos totalmente protegidos por toucas, redes e bonés.
  • Os homens devem sempre estar barbeados.

Também nessa área é proibido atitudes como:

  • Comer e mascar chicletes.
  • Fumar e manter palitos na boca.
  • Não é permitido usar lápis e canetas atrás das orelhas.
  • É proibido também manter alimentos nas gavetas e armários.

O manipulador deve conhecer bem as normas de higiene. As mãos devem estar sempre bem limpas e higienizadas de maneira correta. O uniforme deve ser composto de touca e avental de cor clara, sem bolsos acima da cintura e não possuir botões.

O uso de luvas descartáveis devem acontecer sempre que indicado, porém não dispensa a lavagem freqüente das mãos.

Remoção do lixo

Os recipientes para o lixo devem cumprir apenas essa função. Estar sempre com sacos plástico em seu interior e devem ser mantidos sempre tampados. O esvaziamento deve ser feito periodicamente e, de preferência, mais de uma vez por dia.

Atenção: o lixo deve ser retirado do local onde ocorre a produção dos doces todos os dias.

 

 

Emprego e Renda 08-03-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Silvana

03-10-2014

Olá, Maura! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Solicitarei as nossas consultoras que entrem em contato. Atenciosamente,

maura

03-10-2014

quero o curso de doce em barra, o que devo fazer?