Abuse da informação e vença a concorrência

Obter sucesso em um negócio, hoje em dia, é uma missão cada vez mais complexa. Segundo pesquisa do Sebrae Nacional feita em outubro de 2011, cerca de

Obter sucesso em um negócio, hoje em dia, é uma missão cada vez mais complexa. Segundo pesquisa do Sebrae Nacional feita em outubro de 2011, cerca de 30% das micro e pequenas empresas declaram falência ao fim de 2 anos. Com o aumento da competitividade, da disseminação de informações e das exigências dos consumidores, é necessário se estruturar de forma completa, tanto fisicamente como informativamente para se inserir no mercado de maneira bem sucedida.

Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do curso "Como administrar pequenas empresas", elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é preciso que uma empresa esteja alinhada e bem definida em todos os setores administrativos em si. Refiro-me a finanças, gestão pessoal, marketing, processos produtivos, e, mais recentemente, a tecnologia da informação(TI). Essa última tem se mostrado importante no âmbito empresarial, e é a ela que daremos ênfase nesse texto.

Como foi dito acima, concorrência é algo que traz muitos transtornos aos empresários. Com o desenvolvimento das TI, a disputa por espaço e por clientes se viu desprovida de limites territoriais. Por exemplo, uma loja de eletrônicos em Manaus que venda pela internet pode competir com uma loja desse mesmo setor que esteja localizada em frente sua casa em Porto Alegre – RS. Uma simples vantagem competitiva, como o preço, pode fazer com que a tal loja vizinha a sua residência perca uma venda, devido à invasão de empresas concorrentes, mesmo que situada a tantos quilômetros de distância. Resumindo, a competição, hoje em dia, não se restringe a distâncias.

Os consumidores têm como uma das preferências, a comodidade de comprar. É muito mais confortável e vantajoso realizar uma compra no computador, em sua própria casa, do que ter que ir a locais turbulentos, com aglomerados de pessoas, como um shopping, no caso das grandes cidades, encarar um trânsito indigesto para adquirir um produto com o mesmo preço, ou até mesmo inferior. Em alguns casos, até mesmo um preço superior é desconsiderado pelos consumidores, devido à tamanha vantagem competitiva que isso representa. O desafio que isso cria em vocês empresários, administradores em geral, requer um bom entendimento sobre TI e seus recursos, justamente para que possam desenvolver alternativas que promovam um aumento na eficiência das vendas e do funcionamento geral das suas organizações.

Através da implementação de sistemas de informações mais eficazes, é possível maximizar as vendas, captar clientes potenciais, otimizar os custos e despesas de uma empresa, fornecer dados que permitam um poder analítico mais preciso por parte do administrador. Enfim, a implementação e o domínio de sistemas informativos só têm a contribuir com a sua empresa e seus objetivos, gerando uma série de benefícios. Com a busca das concorrentes por ampliação, é necessário que vocês estejam antenados e dispostos a se aproveitarem dos avanços tecnológicos de forma estratégica, que lhes conceda alguma vantagem competitiva perante os demais. Não percam terreno para os “inimigos”, antecipem-se e deixem que eles corram para alcançar vocês.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

 

Emprego e Renda 17-04-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.