Planeje o seu Benchmarking

O Benchmarking é um termo muito conhecido no meio empresarial. Trata-se,  em princípio, da adoção de práticas já existentes; usadas por empresas

O Benchmarking é um termo muito conhecido no meio empresarial. Trata-se,  em princípio, da adoção de práticas já existentes; usadas por empresas de referência com sucesso já comprovado.    

Muitos pensam que o benchmarking se configura simplesmente pelo ato da empresa copiar o que uma outra faz. Embora essa ideia faça sentido, não é somente o conceito de copiar o concorrente que define essa estratégia.

Ela surgiu com a necessidade das empresas de aprimorarem seu funcionamento e o aumento de seus ganhos de maneira mais rápida.  Ao invés de gastarem muito tempo desenvolvendo novas práticas e estratégias, as organizações enxergavam o benchmarking como uma forma eficaz e objetiva de promover mudanças nas suas atividades.

O que reforça a eficácia desse processo é a ideia da visão limitada que as pessoas têm da sua própria empresa. Uma visão diferente, vindo de uma fonte externa, consegue derrubar paradigmas que os membros de uma companhia já atrelaram à sua ideologia.

Às vezes, é preciso sair de seu espaço por um tempo, revisar seus conceitos para, enfim, perceber o que pode ser feito nele.

Não necessariamente o benchmarking é realizado em uma outra empresa. Até mesmo um setor da empresa pode ser referência para os outros dentro da mesma empresa. Esse é o chamado Benchmarking interno, diferente do que é realizado em outras empresas que recebe o nome de Benchmarking externo.

No entanto, para que essa estratégia funcione, é preciso desenvolver estudos que consigam captar os pontos de divergência entre as empresas. É necessário que algumas questões sejam pensadas: onde minha empresa apresenta falhas? Porque que ela está apresentando essas falhas? O que fazer para sanar essas dificuldades?

Quando forem definidos os aspectos que a empresa levará em consideração na análise das concorrentes, a prática torna-se muito mais útil e funcional. As empresas não aceitam passivamente que suas boas ideias sejam adotadas pela concorrência e certamente dificultarão ao máximo que elas vazem.

Dessa forma, torna-se necessário que a mira da empresa seja mais precisa na captação de informações. Perder tempo pesquisando e coletando informações inúteis, acarreta prejuízos para empresa. Como diz o ditado, tempo é dinheiro. Além do tempo, essa atividade gera custos reais.

Cientes disso, podemos afirmar que a empresa terá prejuízos caso não elabore um benchmarking que seja efetivo no propósito de resolver as deficiências da empresa.

Segundo Adriano Godoy, professor do Curso Loja de Sucesso – Planejamento, gestão e Marketing, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, adotar práticas da concorrência pode trazer grandes benefícios para as empresas. O crescimento pode ser alcançado não só por estratégias autênticas da empresa, como por estratégias já existentes, talvez criadas até por seus concorrentes diretos.

O gestor deve sempre objetivar o aprimoramento da sua organização e antes que ele faça uso do benchmarking, é importante que ele saiba o que procurar, onde procurar e em que momento procurar essas informações.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

Victor Monteiro 17-08-2012 Matérias

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