Como construir um ambiente motivacional?

Ética, qualidade e sustentabilidade são os grandes diferenciais de pessoas capazes de produzir resultados positivos para a sobrevivência do negócio.

A competitividade vem se mostrando cada vez mais presente no mundo atual. Ética, qualidade, sustentabilidade e rentabilidade são os grandes diferenciais de pessoas capazes de produzir resultados positivos para a sobrevivência do negócio.

Quando o assunto é motivação, o foco principal deve estar na capacidade dos líderes em ouvir seus colaboradores, entender suas necessidades, anseios e frustrações, e não apenas na remuneração e nos benefícios que o mercado oferece. Para Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do curso “Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1”, produzido pelo CPT- Centro de Produções Técnicas, está mais do que provado que se você aumentar o salário de uma pessoa desmotivada ela continuará desmotivada.

Algumas empresas ainda não investem corretamente na motivação de seus funcionários, incentivando-os a participar, sugerir e criticar, e, por esse motivo, não são consideradas empresas competitivas. Muitas delas criam atividades e competições internas, que são responsáveis por criar motivações pontuais para esses jogos, e não para produzir no ambiente de trabalho. Esta falsa ação motivacional é responsável por mascarar uma realidade que não existe, tendo um efeito momentâneo que acaba gerando mais desinteresse e insatisfação.

Um ambiente de motivação deve ser criado com ações diretas de líderes que estejam dispostos a tomar uma iniciativa, escutar os seus colaboradores, fazer reuniões e tomar atitudes concretas com relação àquilo que foi ouvido. Em caso contrário, empresas que não tomam esse tipo de atitude se mantêm enganadas sobre o que realmente pensam e como se sentem seus colaboradores, líderes e colegas.

Como sugestão para corrigir esse tipo de problema, as empresas deveriam estudar e adotar a pirâmide de Maslow, uma divisão hierárquica criada por Abraham Maslow, onde as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada pessoa deve escalar as hierarquias para atingir sua auto realização. Um colaborador auto realizado irá produzir mais e contribuir positivamente com os resultados da empresa!

Escrito por: Paula Leal de Oliveira Martins

Paula Martins 09-10-2013 Matérias

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