Ainda não teve experiência? Aprenda a fazer o currículo para o primeiro emprego

Selecionar informações é desafio para quem começa a vida profissional.Especialistas ensinam a fazer uma apresentação atraente O currículo é

Selecionar informações é desafio para quem começa a vida profissional.
Especialistas ensinam a fazer uma apresentação atraente

O currículo é fundamental para o profissional na sua busca por emprego. Para quem nunca trabalhou, preenchê-lo é um grande desafio. Como convencer os contratantes das suas qualidades profissionais, se elas nunca foram testadas? É possível montar um currículo que atraia o interesse dos recrutadores mesmo sem nunca ter trabalhado antes?

De acordo com especialistas, é possível. Eles recomendam que o aluno foque em 3 aspectos para ser bem-sucedido: destaque aos estudos; uma boa apresentação e honestidade.

O segredo não está no número de linhas que o currículo terá. O importante é atrair a atenção dos selecionadores para que seja chamado para uma entrevista.

Os especialistas deram dicas em cada parte do currículo, vamos a elas:

Formação

Destaque os pontos positivos da sua formação escolar e acadêmica. Já que sua prática profissional é inexistente, conquiste o recrutador com outros requisitos.

Cursos de rápida duração e treinamentos também merecem ser citados se tiverem compatibilidade com o cargo pretendido.

Intenções futuras

O profissional deve mostrar empenho e compromisso em ocupar a vaga e deve mostrar preocupação em qualificar-se mais no futuro, citando por exemplo, a faculdade que deseja e/ou irá fazer.

Deve também ser objetivo, evitando escrever textos longos sobre suas pretensões. É possível fazer isso de forma curta e direta.

Apresentação

Erros de português são fatais para o candidato. De acordo com especialistas, é fundamental apresentar boa escrita, boa gramática e boa apresentação.

Caso tenha dificuldades, peça ajuda a alguém para revisar o seu texto e identificar o que pode ser melhorado. Olhares externos sempre contribuem para o aperfeiçoamento da escrita.

É importante organizar os dados do texto. Ele deve ser esteticamente agradável, com letra em um tamanho adequado, de fácil leitura. Deve ser centralizado e ter apenas uma página.

Incluir ou não “hobbies”

É preciso ter bom senso na hora de citar informações adicionais. Para que você informe algo além do solicitado, deve relacioná-lo ao cargo pretendido. Um exemplo simples, em um cargo que eventualmente possa precisar que o empregado dirija, é bom acrescentar que este possui carteira de motorista.

Auto-elogios

É preciso tomar muito cuidado com a maneira que você se auto-elogia. Descrever qualidades como dinamismo, interesse e iniciativa no currículo é prática não recomendada pelos consultores.

Fonte: G1

 

Victor Monteiro 21-08-2012 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.