A importância da avaliação comportamental nos processos seletivos

Aquecimento do mercado de trabalho muda perfil de processos seletivos

No fim de maio foram divulgados os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), e da Pesquisa Mensal de Emprego realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números do MTE mostram que quase 200 mil empregos com carteira assinada foram criados em abril. Os dados do IBGE confirmam a continuação da queda do desemprego e o aumento da remuneração média.

Tendo em vista os resultados nos quatro primeiros meses deste ano, a perspectiva é de que o mercado de trabalho em 2013 continue aquecido ou até melhor que em 2012.  Com o cenário positivo, a concorrência na busca por profissionais torna-se ainda mais acirrada, impactando também as etapas dos processos seletivos.

“As empresas que necessitam de maior rapidez nas contratações encurtam algumas etapas do processo seletivo, mas em contrapartida essas empresas estão mais criteriosas, avaliando não somente os requisitos técnicos, mas também o perfil comportamental do candidato”, explica Vivian Santos, Cell Leader de Seleção na empresa Luandre.

“Quando a empresa contratante leva em consideração apenas as competências técnicas, é possível observar que um número maior de selecionados acaba não se adaptando à empresa ou à vaga, podendo gerar problemas comportamentais como: dificuldade em se relacionar com o grupo; desconfiança do cargo que foi lhe oferecido; recusa para aceitar ajuda; dificuldade para trabalhar sob pressão; insatisfações; estagnação e etc..”, complementa Vivian.

Nesse cenário, cada vez mais os testes comportamentais/psicológicos tornam-se primordiais na identificação de competências. Por meio deles, é possível identificar nos candidatos características como comunicação, flexibilidade, espírito do trabalho em equipe, desenvolvimento interpessoal, criatividade, foco em resultados, as habilidades em negociações e a administração do tempo.

Fonte: Engaje Comunicação

Emprego e Renda 27-06-2013 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.