Enfim, surge uma nova oportunidade de trabalho e o profissional se depara com o período de experiência. Normalmente, são 90 dias para mostrar que você vale a pena para ser contratado de maneira definitiva. Mas como se comportar neste início? Como aumentar as chances de efetivação?
O consultor Fernando Montero Capella, diretor da Capella RH, diz que o funcionário precisa ser proativo e ter um comportamento impecável, pois qualquer deslize pode ser fatal. O importante é a pessoa demonstrar a sua habilidade, ou seja, tudo o que foi prometido no processo de admissão".
O especialista afirma também que o profissional estará sendo avaliado o tempo todo e o gestor levará em conta novas ideias, criatividade e energia. A avaliação será baseada nas atitudes e iniciativas que o funcionário irá demonstrar.
Para evitar a demissão antes do término do tempo de experiência, o Capella cita comportamentos que não devem ser cometidos pelos novatos nesse período:
- Individualismo;
- Arrogância;
- Uso de linguagem inapropriada;
- Maneira inadequada de se vestir;
- Indisciplina;
- Abuso do uso do celular ou de redes sociais durante o expediente de trabalho;
- Falta de comunicação com o gestor;
- Falta de integração com os colegas;
- Falta de espírito de equipe.
O feedback por parte do gestor é bastante recorrente e normalmente vem com perguntas como: O que você está achando do seu serviço? O que você está sentindo? O emprego corresponde ao que você esperava?
"Se o gestor não fizer isso antes do terceiro mês, é válido que o funcionário tente se aproximar", afirma.
Fonte: RZT Comunicação