O especialista em motivação e marketing Ômar Souki - Ph.D. em Comunicação pela Universidade de Ohio (EUA) e professor de marketing nos cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais e da Fundação Getúlio Vargas mergulhou nesta questão e foi atrás das características dos líderes geniais. Com afinco, estudou a revolução que Gates, Walt Disney e Ted Turner fizeram em suas áreas de atuação.
Segundo o especialista, em sua pesquisa que resultou no livro Liderança e genialidade empresarial ser um líder genial não é algo inato. Tudo começa com a vontade de fazer diferente, reforça. Há sete chaves essenciais para que um líder seja genial e faça a diferença. Quem as seguir, será bem sucedido nesta busca, afirma. A seguir, Souki as apresenta:
Iniciativa É a chave fundamental. Em vez de achar que o mundo deve algo a você, pense de que forma você pode contribuir, usando seu dom, para melhorar o mundo, afirma o especialista. Ele ensina que é preciso procurar oportunidades e fazer acontecer, em vez de ficar esperando, pois cada pessoa tem um dom particular que a faz se destacar entre milhares de outras.
Missãoimpossível Toda pessoa tem uma missão própria. Há sempre um caminho certo a seguir. Essa missão brota do coração, é nosso dom natural, aquilo que melhor sabemos fazer e que dá os melhores resultados que obtemos, acredita o consultor. A missão é impossível, explica Souki, porque devemos sonhar alto ou, como ensinou Walt Disney, estar onde é impossível. O especialista fala do exemplo de Bill Gates, que tinha como meta colocar um computador em cada casa e em cada mesa de trabalho. Parecia impossível; hoje é a nossa realidade cotidiana, diz.
Criatividade É por meio dela que se desenvolve e se realiza a missão. É o exercício de observar o que está faltando e descobrir o que pode melhorar em sua vida e no mundo. Souki defende que a criatividade pode ser fruto de intuição ou de pesquisa. Ela tem origem na imersão no trabalho de cada um e no esforço de não se repetir, mas sim, de criar coisas novas.
Comunicação Significa perceber a necessidade do outro e fazer com que uma ideia seja exposta. Mas é preciso acreditar no que se vai comunicar. Quanto mais paixão, melhor o resultado. Ele ressalta que essa comunicação deve ser feita sempre no espírito de servir, melhorando a condição humana. É preciso ser altruísta, ter foco no outro, analisa. Foi com esse pensamento, lembra, que Ted Turner teve a ideia de oferecer às pessoas uma possibilidade de ter contato com as notícias 24 horas por dia, criando a CNN.
Ação Eficaz É preciso estar focado, imerso na tarefa de direcionar suas ações para que elas possam contribuir positivamente com sua missão. É assim que ela será eficaz, define Souki. É o que você quer que ajuda a definir como atingir tal objetivo.
Energia Infinita É o componente emocional das demais chaves e está ligada à convicção de que é possível realizar determinada tarefa. Para conquistar o que almeja, é preciso ter energia, cuidar da saúde, da espiritualidade. É preciso ter tempo para relaxar, se organizar, ter qualidade de vida e trabalhar, resume.
Congruência Significa harmonizar o espírito, as emoções, o intelecto e o corpo. Pensar, sentir, falar e agir na mesma direção, para conseguir os resultados esperados, salienta o consultor. Segundo ele, apenas respeitando esse sistema de valores é possível ser saudável sem entristecer-se ou adoecer e ter sucesso.
Curso à distância Especialmente para a Mais Educa - que oferece cursos em vídeo baseados em livros de autores renomados nas áreas de Liderança, Marketing, Empreendedorismo, Atendimento e Vendas e Carreira Pessoal, entre outras Souki adaptou o livro Liderança e genialidade empresarial e o transformou no curso Como ser um líder genial.
Fonte: Em Pauta Comunicação