Abrir o próprio negócio é o desejo de inúmeros brasileiros. Muitos, inclusive, já realizaram esse sonho, investindo em um dos setores que mais crescem no Brasil, o de franquias. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no período de 2002 a 2012, o número de unidades franqueadas saltou de 56 mil para cerca de 105 mil. Isso representa mais de 940 mil empregos diretos gerados pelo setor e um faturamento, em 2012, de R$ 103,292 bilhões.
Diante desta evolução, dúvidas acerca dos segmentos promissores, das redes de franquias e da concorrência são comuns, afinal, as decisões iniciais a serem tomadas pelo futuro empresário serão significativas para o sucesso e a longevidade do negócio. Para o sócio-diretor do VIVA Spa Tecnológico, Danny Kabiljo, o franchising oferece excelentes oportunidades de crescimento, no entanto, é fundamental investir em conhecimento, ter iniciativa e habilidade para lidar com o mercado. A escolha adequada da rede de franquia, que seja aderente ao perfil do empreendedor, é uma das condições essenciais para ter êxito nesta empreitada, ressalta o executivo.
Foi pensando na afinidade com o segmento e na prosperidade que tende a oferecer, que Kabiljo decidiu investir no setor de beleza, afinal, este foi um dos mercados que mais se alavancou nos últimos anos e, hoje, divide com o de alimentação o topo da lista dos que mais cresceram em números de novos franqueadores. É importante que o empreendedor tenha essa percepção de mercado antes de investir. No segmento de beleza, por exemplo, podemos observar que a nova classe média brasileira e a participação do público masculino e são fatores que vêm impulsionando o segmento no país, observa o executivo.
Por ser um mercado promissor, o franchising também vem encantando os mais jovens, especialmente aqueles com idade entre 26 e 35 anos. A maior parte deles, inclusive, está se arriscando pela primeira vez na seara do empreendedorismo. No entanto, independentemente da faixa etária, é essencial tomar alguns cuidados. O empresário Danny Kabiljo dá algumas dicas para que os futuros empresários não transformem o sonho do próprio negócio em um pesadelo:
Um bom empreendedor deve ser um bom ouvinte e saber estimular permanentemente sua equipe. Seja o líder de sua empresa!
Fonte: Dezoito