Pequenos e médios empresários devem incentivar a qualificação da equipe

Entre as soluções adotadas pelas empresas para superar a escassez de profissionais bem preparados, está a prática de treinamentos internos.

Os gestores confirmam o que as pesquisas comprovam, falta mão de obra qualificada no mercado de trabalho.

Entre as soluções adotadas pelas empresas para superar a escassez de profissionais bem preparados, está a prática de treinamentos internos. São convenções, cursos e até Universidades corporativas, que visam qualificar seus colaboradores. Segundo o consultor em gestão de pessoas Eduardo Ferraz, este investimento na qualificação da equipe não deve ser praticado apenas pelas grandes empresas. “As pequenas e médias também precisam investir, mesmo com recursos menores, na capacitação dos funcionários visando a melhor produtividade e lucros para o negócio”, destaca.

Neste sentido, Ferraz destaca algumas formas de o pequeno ou médio empresário incentivar a melhor qualificação de sua equipe:

Dando o exemplo – “As pessoas respeitam muito mais o líder que mantém a coerência entre o discurso e a prática. Se você quer sua equipe melhore, dê o exemplo, aperfeiçoe-se constantemente e mostre o resultado de seu aprimoramento”.

Compartilhando conhecimento – “Estimule que os profissionais mais experientes ensinem e transmitam seus conhecimentos aos colegas. Muitas vezes, os melhores treinamentos são dados por gente de dentro da empresa”.

Reconhecendo esforços – “Sempre há pessoas mais esforçadas e que buscam formas de se aprimorar, seja fora ou internamente. Reconheça e esteja preparado para dar novas oportunidades aos mais aplicados”.

Premiando ideias inovadoras – “Ideias construtivas e que possam contribuir para melhorias na empresas devem ser sempre muito bem-vindas. Uma premiação em forma de bônus em dinheiro, feedbacks em público ou treinamentos especiais são importantes”.

Investindo em treinamentos – “Há treinamentos em escolas técnicas com ótimo custo/benefício. Mesmo que não seja possível treinar toda a equipe, é importante tentar fazer um revezamento e enviar um funcionário de cada vez”.

Fonte: Grupo Image

Paula Martins 11-11-2013 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.