Segmento de microfranquias cresce 29% em unidades e fatura R$ 5,9 bilhões

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem 384 marcas em operação no Brasil, 4% a mais que o último levantamento. Negócios com investimento inicial...

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem 384 marcas em operação no Brasil, 4% a mais que o último levantamento. Negócios com investimento inicial mais acessível, as microfranquias atraem principalmente empreendedores que não têm altas quantias para investimento em negócio próprio

As microfranquias continuam em alta. No último ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), R$ 5,9 bilhões foram faturados pelo segmento, o que representa um crescimento de 31%. Também aumentou o número de marcas que apostaram neste formato. Hoje existem 384 ativas, 4% a mais que o levantamento anterior. Consideradas negócios mais acessíveis, as microfranquias se caracterizam por oferecerem com investimento inicial de até R$ 80 mil, sendo que alguns negócios se destacam por seus valores ainda menores, como é caso dos cases abaixo:

Elefante Verde
• O que é: guia online de empresas e locais que permite a avaliação de estabelecimentos por parte de usuários, além de disponibilizar informações, novidades e cupons gratuitos de serviços e produtos de empresas parceiras. Tem se consolidado como alternativa para pequenas e médias empresas que ainda não possuem sites ou não divulgam seus produtos e serviços na internet;
• Investimento inicial: de R$ 32 a R$ 66 mil (o valor varia de acordo com a cidade);
• Número de franquias: 45;
• Curiosidades: é também uma startup - empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível e escalável, que possui elementos de inovação. As startups movimentaram mais de R$ 2 bilhões no último ano.

Seguralta
• O que é: rede de corretora de seguros. Trabalha com as principais seguradoras. Já atendeu 150 mil clientes;
• Investimento inicial: apenas R$ 22.500;
• Número de franquias: 600;
• Curiosidades: oferece modelo de franquia home based, ou seja, não precisa ter ponto comercial, o que, consequentemente, influencia no investimento inicial.

Empada Brasil
• O que é: rede de empadarias. O ‘carro chefe’ é as empadinhas (o cardápio é tem diversas opções de sabores);
• Investimento inicial: R$ 80 mil (formato quiosque);
• Número de franquias: 60;
• Curiosidades: a receita da massa é secreta – não é massa podre - e foi desenvolvida pela família do fundador. O formato quiosque é ideal para shoppings e estações de metrô, por exemplo.

Sobre o Elefante Verde
Criado em 2011, o Elefante Verde é um guia online de empresas e locais que permite a avaliação de estabelecimentos por parte de usuários, além de disponibilizar informações, novidades e cupons gratuitos de serviços e produtos de empresas parceiras. É também o único em seu formato que oferece modelo de investimento por meio de microfranquia.No franchising desde 2012, atualmente conta com 45 franqueados em diferentes regiões e pretende chegar a 60 ainda este ano.

Sobre a Seguralta
A Seguralta é uma tradicional rede de corretoras de seguros que foi lançada em São José do Rio Preto na década de 60 por Reinaldo Zanon Filho. Em 2008, seus dois filhos, Luis Gustavo Zanon e Reinaldo Zanon, assumiram a direção da empresa e lançaram a marca no franchising nacional. Hoje, quase seis anos após a iniciativa, a Seguralta conta com 600 unidades no Brasil e cerca de 150 mil clientes atendidos. Interessados em investir em franquias da marca dispõem de dois formatos de negócios: standard, com ponto comercial, e home based, para trabalhar em casa. Além destes, a Seguralta ainda com mais duas empresas: Seguralta Consórcios, lançada em 2013 em parceria com a Caixa Econômica Federal, e a mais recente Seguralta Prime. Mais informações no site www.seguralta.com.br

Sobre a Empada Brasil
Criada em 1999, a partir das tradicionais e secretas receitas de uma família mineira, a empresa tornou-se uma marca forte apostando na associação da herança familiar com o charme da cidade serrana de Petrópolis (RJ), onde surgiu a primeira loja. Atualmente, a Empada Brasil conta com mais de 60 pontos de vendas no país, a maioria no estado de São Paulo.

Fonte: Karina Mendonça /Atitude Press

Silvania Teixeira 16-09-2014 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.