Como ajustar os negócios no varejo para a nova estação

Muitas vezes, é de fundamental importância alinhar os negócios conforme a realidade do mercado.

É preciso que o varejista identifique as oportunidades de negócio e se adapte às mudanças do mercado

Desde a antiguidade, o varejo é uma prática conhecida. Registros arqueológicos mostram atividades de comércio em Atenas, Alexandria e Roma. No Brasil, o varejo começou na época da colonização com as Companhias de Comércio. Mas o comércio ganhou força no país, após a construção das ferrovias e rodovias, que facilitavam o deslocamento de mercadorias entre os estados. Com o passar do tempo, surgiram as empresas de comércio varejista como as conhecemos hoje.

Enfim, quando falamos em varejo, falamos de todas as práticas que envolvem a comercialização de produtos e o fornecimento de serviços diretamente ligados aos consumidores. Mas para que essa ligação funcione, de forma produtiva, tanto para o varejista como para o consumidor final, é preciso que a empresa adote algumas estratégias essenciais. É preciso que o varejista identifique as oportunidades de negócio e se adapte às mudanças do mercado.

Muitas vezes, é de fundamental importância alinhar os negócios conforme a realidade do mercado. No caso do varejo, não é porque a estação do ano vai mudar que os produtos devem ficar estagnados nas prateleiras. É necessário realizar as transformações necessárias para aumentar as vendas e obter boa lucratividade. Tudo depende do planejamento estratégico e operacional.

Para que as mercadorias tenham boa saída, é preciso adotar o mix de produtos, oferecer promoções, descontos, entre outras estratégias de suma importância. Mas quais as melhores estratégias para adequar os negócios à nova estação?

->Planejar e organizar o calendário promocional às mudanças de estação;

->Acompanhar continuamente o ciclo de vendas de produtos sazonais para evitar excedentes no estoque após o término da estação;

->Trabalhar em conjunto com os fornecedores para planejar maior variedade de produtos e programar promoções.

Fontes: PEGN e Administradores.

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Andréa Oliveira 10-10-2016 Notícias

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