Jhoney Lopes, finalista do Prêmio Jovens Inspiradores

Jhoney da Silva Lopes tem 24 anos, graduou-se em Ciência da Computação na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e agora cursa o mestrado na mesma

Jhoney da Silva Lopes tem 24 anos, graduou-se em Ciência da Computação na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e agora cursa o mestrado na mesma instituição.

Ele é um dos jovens finalistas do Prêmio Jovens Inspiradores, feito pela veja.com (versão online da revista VEJA) e a Fundação Estudar. O concurso, que começou com mais de oito mil inscrições, chega em sua fase final, com apenas dez jovens na disputa.

O mestrando nos concedeu uma interessante entrevista, contando como chegou a essa brilhante conquista. Confira!

O que te motivou a se inscrever nesse prêmio?

O objetivo e o desafio do prêmio, identificar e encorajar jovens talentos com potencial de assumir postos estratégicos para o desenvolvimento do Brasil me chamaram a atenção, pois batem de frente com a minha vontade de querer me expressar para realizar algum impacto positivo no Brasil e no mundo.

Em que consiste o seu projeto para “mudar o mundo”?

O Prêmio Jovens Inspiradores é fundamentado sobre três macro-áreas, empresarial, política e social. Cada participante optou por uma e depois definiu uma linha de atuação, no meu caso, escolhi empresarial com foco voltado para educação.

Tive como desafio escrever um ensaio sobre como eu poderia despertar e fortalecer um potencial do Brasil, a partir de um problema observado. O International Business Report de 2011 aponta a burocracia e a falta de mão de obra qualificada como os dois principais desafios dos empresários brasileiros, comecei a pensar em algo que conseguisse auxiliar os empresários com relação ao problema da falta de mão de obra qualificada.

Eu acredito na máxima de que o mundo é informação, o contato entre duas pessoas pode ser puramente caracterizado como troca de informação, o ato de comprar é a troca de uma informação do tipo monetária em outra do tipo produto, o aprendizado não é diferente e podemos proporcionar melhores ambientes para essa troca. Uma das bases da minha ideia é desenvolver um ambiente online para encontros de pessoas com interesses similares, em que as mesmas possam criar grupos de estudos e cada uma desenvolver seu arcabouço de conhecimento.

Essa é a apresentação conceitual da ideia, pois no atual momento estou desenvolvendo um projeto a partir dela.

Como foram feitas as etapas de seleção do prêmio?

A primeira etapa foi a inscrição, o Prêmio Jovens Inspiradores foi lançado em dezembro de 2011 e até 22 de abril recebeu 8.190 inscrições de universitários ou recém-formados, estes inscritos tiveram até 15 de maio para submeter à comissão julgadora um ensaio sobre o potencial do Brasil e um vídeo de até 1 minuto com resposta para a seguinte questão: "Quem eu sou e por que eu posso transformar o Brasil?".

Dos mais de oito mil inscritos, foram selecionados 50 para a fase semifinal, a Oficina Jovens Inspiradores. Realizada em São Paulo, esta etapa contou com palestras e dinâmicas de grupo. Dez passaram à fase final, que vai até 21 de setembro.

Agora estou desenvolvendo uma estratégia de ação para vencer o desafio na área que eu escolhi, irei apresentá-la no dia 8 de novembro. Além disso foi enviada, à cidade de cada finalista, uma equipe para fazer um vídeo perfil, este vídeo será postado na internet e será feita uma votação online. O vencedor receberá um prêmio adicional, o Troféu Prêmio Voto Popular.

Ao fim, uma comissão julgadora aponta os três vencedores do Prêmio, que ganham um iPad, um ano de orientação e uma bolsa de estudo no exterior.

Conte como foi o seu período acadêmico e como tem sido o pós-acadêmico?

O meu período de graduando foi cheio, sempre gostei de ter muitas coisas para fazer, já no primeiro semestre na UFV entrei na empresa júnior de computação, a No Bugs, fiquei lá até formar, passei por vários cargos até chegar à presidência, sem dúvida participar de uma empresa júnior foi a melhor experiência que tive durante a graduação. Além disso, organizei eventos, dei palestras, fui estagiário em programação para uma empresa fora de Viçosa e tentei começar uma empresa que o modelo de negócio logo se mostrou inviável e me proporcionou prejuízo financeiro, mas foi muito divertido e engrandecedor.

Tive que aprender a ter disciplina e organizar o meu tempo, com isso foi possível aproveitar muitas oportunidades sem perder o foco da graduação, formei em 4 anos (2008 - 2011) e logo após formar consegui entrar no mestrado em Ciência da Computação também na UFV. Atualmente, além do mestrado, sou embaixador de negócios sociais do movimento CHOICE, nós temos como foco engajar universitários na causa de negócios sociais, para difundir e incitar essa ideia no Brasil, pois acreditamos que o nosso país pode ser o maior pólo de negócios sociais do mundo.

Ainda essa semana, irá ao ar um artigo também escrito por Jhoney, que apresenta dicas de como desenvolver suas habilidades e tornar-se uma pessoa de talento e sucesso.

Leia também outras entrevistas:

Mercado de trabalho

Como administrar as finanças pessoais

 

Victor Monteiro 11-09-2012 Entrevistas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.