Mulheres negras passaram a receber melhores salários

O salário das mulheres negras teve um aumento de 80% - quando comparado ao dos homens brancos (apenas 11%)

O salário das mulheres negras teve um aumento de 80% - quando comparado ao dos homens brancos (apenas 11%)
Mulheres negras passaram a receber melhores salários

Hoje, dia 8 de março, muitos se unem em defesa da igualdade salarial entre homens e mulheres. Embora o rendimento das mulheres negras tenha aumentado, no período de 1995 a 2015, essas profissionais ainda são as que recebem menos. Em contrapartida, os homens brancos são os que recebem os melhores rendimentos, seguidos pelas mulheres brancas, pelos homens negros e, por fim, pelas negras.

Mas mesmo assim, há motivos para comemorar no Dia Internacional da Mulher. Isso porque a melhora no salário das mulheres negras comprova que a sociedade tem mudado seus conceitos. As empresas passaram a enxergar o verdadeiro valor da profissional e não o gênero ou a raça. Na verdade, em 20 anos, o rendimento das mulheres negras teve um aumento de 80% - quando comparado ao dos homens brancos (apenas 11%).

Por outro lado, a taxa de desemprego entre gêneros mostra um quadro desfavorável para as mulheres, principalmente as negras – houve um aumento de 13,3% (em 2015). Para os homens negros chegou a 8,5% no mesmo ano. No geral, o crescimento da taxa de desocupação entre homens e mulheres mostrou a seguinte porcentagem: 11,6% (mulheres) e 7,8% (homens). Portanto, ainda há uma significativa desigualdade na esfera profissional do nosso país.

Além disso, a média de trabalho das mulheres é bastante desfavorável. A maioria trabalha 7,5 horas/semana a mais em relação aos homens. A jornada de trabalho semanal das mulheres chega a 53,6 horas – já a dos homens não ultrapassa 46,1 horas. Segundo divulgação recente da análise do estudo “Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça”, além disso, a profissão não afeta as inúmeras obrigações das mulheres quanto aos afazeres domésticos.  

Atualmente, mais de 90% das mulheres realizam atividades domésticas. As que possuem uma carreira profissional não deixam de realizar suas funções não remuneradas (domésticas) e, por isso, assumem uma dupla jornada de trabalho. E quanto menor a renda (até um salário mínimo) maiores são as chances de isso acontecer. Em relação às mulheres de alta renda (de 5 a 8 salários mínimos) - sendo elas negras ou brancas, não realizam atividades domésticas já que trabalham fora.

Fonte: Administradores.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Estética e Beleza.

Andréa Oliveira 08-03-2017 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.