Treinamento de churrasqueiro: como descongelar carne

A carne, como qualquer outro alimento, possui uma grande quantidade de líquido em seu interior. Quando congelada, esses líquidos também congelam e transformam em cristais...

Treinamento de churrasqueiro: como descongelar carne   Artigos Cursos CPT


 O ideal é que o descongelamento da carne seja feito bem lentamente para evitar que os cristais de gelo danifiquem as fibras, o que prejudicará, de alguma forma, a sua qualidade

A carne, como qualquer outro alimento, possui uma grande quantidade de líquido em seu interior. Quando congelada, esses líquidos também congelam e transformam em cristais de gelo. Durante o processo de fusão da água, isto é, quando ela passa do estado líquido para o estado sólido (se transforma em gelo), ocorre um aumento de volume. Isso quer dizer, por exemplo, que o volume que um quilo de água ocupa é menor que o volume ocupado por um quilo de gelo. Então, quando a carne é congelada, a água existente em seu interior, ao se transformar em gelo, forçará as fibras.

“Sendo assim, o ideal é que o congelamento ocorra o mais rápido possível e que o descongelamento seja feito bem lentamente para evitar que os cristais de gelo danifiquem as fibras da carne, o que prejudicará, de alguma forma, a sua qualidade”, afirma José Zaharan Rodrigues Júnior, professor do Curso a Distância CPT Treinamento de Churrasqueiro.

Quando o descongelamento é feito lentamente, haverá tempo de as fibras se reorganizarem e, com isso, não afetar a qualidade da carne. Dessa maneira, você deverá iniciar o processo de descongelamento no dia anterior, devendo a carne ser retirada do congelamento e colocada em um ambiente refrigerado, cuja temperatura deverá estar em torno de 12ºC. Então, o descongelamento poderá ser feito tranquilamente dentro de uma geladeira. Mas lembre-se: para isso é preciso tempo. É preciso planejamento.

É bom lembrar que os produtos congelados devem ser mantidos em temperaturas inferiores a zero grau, para que possam permanecer armazenados por maior período de tempo. Mas, precisam ser descongelados, adequadamente, antes do preparo. Esta forma de armazenamento poderá ser utilizada em alimentos perecíveis como as carnes, peixes, ovos, leite e derivados, vegetais, entre outros.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos a Distância CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 15-05-2018 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.